Lideranças da Engenharia Florestal reunidas em SP

O CREA-RS está sendo representado pelo Eng. Florestal Glenio Teixeira. Créditos: Arquivo CREA-SP

Integrantes da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal (CCEEF) reuniram-se, entre os dias 16 e 18 de maio, com a coordenação nacional do Eng. Ftal. José Roberto da Silva (CREA-PE), e seu adjunto, Eng. Ftal. Rafael de Souza Macêdo (CREA-RO).

Existem atualmente apenas sete Câmaras Especializadas da modalidade no Sistema Confea/Crea: Rio Grande do Sul (a primeira), Mato Grosso, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Amapá e Rio de Janeiro. “Para a escolha dos locais dessas reuniões, priorizamos justamente os Estados que não têm Câmara, mas que têm potencial para a sua criação”, destacou o coordenador nacional, também coordenador da recém-criada Câmara Especializada em Pernambuco, informando que o próximo encontro acontecerá na Bahia, “por ser um Estado com uma indústria florestal pujante e onde também não temos Câmara Especializada”.

Para o Eng. Florestal Glenio Teixeira, coordenador da Especializada do CREA-RS, a reunião da Coordenadoria das Câmaras de Engenharia Florestal é extremamente importante para a discussão e equalização da fiscalização do exercício profissional da Engenharia Florestal em todo o país, pois fortalece o vínculo entre as diferentes representações da Engenharia Florestal, bem como a troca de experiências entre os Creas.

O Eng. Glênio salienta ainda que a Engenharia Florestal ainda tem muito a crescer dentro do Sistema Confea/Creas. "Acreditamos que muitas Câmaras serão criadas em outros Creas, estamos trabalhando muito por isso, como é o caso dos Estados de São Paulo e Paraná, que estão em fase bem adiantada para a sua criação”, comentou.

Com a intensa exploração de recursos naturais, o Eng. Glênio acredita que se torna-se cada vez mais necessária a atuação de um profissional que coordene a extração de matérias-primas na demanda industrial. “Há tempos, a atuação do Engenheiro Florestal restringia-se às indústrias de madeira, carvão e celulose. Com o passar dos anos, a humanidade passou a entender a importância de um engenheiro florestal em demais áreas ligadas ao meio ambiente. Com noções sobre ecossistema e sustentabilidade, esse profissional propõe mudanças que buscam a harmonização entre o homem e a natureza”, constatou.

O presidente do CREA-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, deu as boas-vindas ao grupoAlém de representantes de Creas de todo o país, também participam do encontro o Conselheiro Federal Eng. Agr. João Bosco de Andrade Lima Filho (CREA-SE) e o Superintendente de Colegiados do Crea-SP, Eng. Alim. Gumercindo Ferreira, que recepcionou os visitantes.

Representando o CREA-SP estão os conselheiros Eng. Ftal. Maria Ângela de Castro Panzieri, Karla Borelli Rocha e José Renato Cordaço, e o Eng. Agr. Fábio Olivieri de Nobile, Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia.

A pauta foi extensa para os três dias do encontro. “Vamos discutir formas de minimizar os conflitos existentes com outros Conselhos, principalmente com o de Biologia, que tem uma resolução com praticamente todas as nossas atribuições e de outras modalidades do Sistema; a questão dos conhecimentos mínimos curriculares para a atribuição de Engenharia Florestal, como arborização urbana, manejo florestal e silvicultura; o impacto da saída dos técnicos do Sistema; e, por recomendação do próprio Confea, faremos o levantamento da análise de processos de infração por acobertamento, uma demanda do Ministério Público, cuja detecção é um grande problema”, relatou o Eng. Ftal. José Roberto.

Na ocasião, aconteceu a posse da Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira de Engenharia Florestal (SBEF), entidade que está completando 50 anos de existência. Aos eleitos presidente, Eng. Ftal. João Paulo Sarmento, e vice-presidente, Eng. Ftal. Maurício Balensiefer, para a gestão 2018-2020, juntaram-se o chefe de Gabinete do Confea, Eng. Agr. Luiz Antônio Rossafa; o presidente do CREA-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli; o coordenador da CCEEF e o Cons. Fed. João Bosco.

No último dia de reunião, o grupo fará uma visita técnica a uma das maiores fábricas de celulose do mundo, a Fibria Celulose, localizada em Jacareí.

“Esperamos sair daqui com a certeza de que, em breve, será criada a Câmara Especializada em São Paulo, pois o Estado é o motor do País e tem uma Engenharia Florestal muito forte. Precisamos nos unir em torno dessa ideia, pois isso permite uma visibilidade maior dentro do Sistema e, consequentemente, uma fiscalização mais eficiente das nossas atribuições, inclusive abre caminho para o mercado de trabalho, que é isso de que a gente tanto precisa”, finalizou o coordenador nacional.

Fonte: Departamento de Comunicação do CREA-SP