Feevale promove evento sobre geração de energia a partir de fontes renováveis


Ciclo de palestras começa nesta quarta-feira, 13, na Universidade Feevale


Em um País de grande extensão territorial como o Brasil, a procura por energias renováveis é uma preocupação crescente. A Universidade Feevale possui um projeto de pesquisa que investiga a produção de energia descentralizada, ou seja, independentemente de grandes sistemas geradores: Desenvolvimento de novos dispositivos para sistemas híbridos com fontes renováveis.

Nesta quarta e quinta-feira, 13 e 14 de junho, o projeto receberá uma série de pesquisadores renomados nacional e internacionalmente para o ciclo de palestras Estudo e projeto de sistemas de geração híbrida de energia a partir de fontes renováveis.

O evento acontece no auditório do prédio Azul, localizado no Câmpus II da Instituição (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). 
 
O evento apresentará os resultados obtidos no projeto de pesquisa, coordenado pelo professor Moisés de Mattos Dias. Também contará com diversos assuntos, como biogás, carro elétrico, energia solar e outros. Uma das palestras enfocará o desenvolvimento, pela Universidade Feevale, de forma pioneira em uma universidade da região, de dois módulos fotovoltaicos – equipamentos que transformam a luz solar em energia elétrica – a partir de componentes comerciais.

Além disso, o evento terá a presença de diversos pesquisadores internacionais, como Klaus Dieter Lietzmann, diretor da empresa EAB New Energy, da Alemanha; e Edwin Ariel Segura Gonzalez, professor da Universidade Interamericana de Panamá. 
 
Também acontecerá um workshop, dia 14, das 10h às 12h, sobre Dispositivos para Sistemas Híbridos com Fontes Renováveis. O minicurso será ministrado pelo professor Dias, com o objetivo de estreitar contato com as empresas da área de energias renováveis, possibilitando futuras parcerias para a produção e a comercialização de dispositivos e sistemas híbridos. 
 
Os eventos são voltados para acadêmicos de graduação e pós-graduação, pesquisadores da área de energias renováveis, empresas do setor e demais interessados. O projeto tem o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (SDECT). Mais informações podem ser obtidas no e-mail projetos@feevale.br ou pelo telefone (51) 3586-8822. 
 
PROGRAMAÇÃO
 
13 de junho, quarta-feira
 
13h30: Controlador para aerogerador de pequeno porte, com Engenheiro Dieison Monteiro, da Universidade Feevale 
 
14h15min: Visão geral dos polímeros e seu potencial uso em fontes de energias renováveis, com professor Edwin Ariel Segura Gonzales, da Universidade Interamericana de Panamá
 
15h: Desenvolvimento de gerador de pequeno porte a biogás, com Marco Antônio Fröhlich, graduando em Engenharia Mecânica pela Universidade Feevale
 
16h: Módulo fotovoltaico com 36 células, com mestre Daniel Gallio Verona, da TEC System / TS Energy, de Sapiranga, RS
 
16h45min: Energia renovável e sem emissões: tecnologia da célula a combustível, com professor Fabrício Celso, da Universidade Feevale 
 
17h30min: Energia incorporada dos materiais na avaliação do ciclo de vida dos produtos, com professor Eduardo Luis Schneider, da Universidade Feevale 
 
18h30min: Produção de hidrogênio com óxidos de nióbio, com professora Cláudia Oliveira Trindade, da Universidade Feevale 
 
19h15min: Caminhos para inovação em materiais e processos para energias renováveis, com professor Lírio Schaeffer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
 
20h: Transferência para indústria dos resultados da pesquisa no cenário europeu. Estratégias na produção de energia renovável, com professor Roberto Marchiori, da Universidade Federal de Rondônia
 
21h:  Tecnologia ORC para aproveitamento de energia térmica para geração de energia elétrica, com Antonello Moscatelli 
 
 
14 de junho, quinta-feira
 
13h30min: Aplicação de moldagens de pós por injeção de materiais magnéticos em motores elétricos, com professor Vinícius Martins, do IFSul-Sapucaia do Sul, RS
 
14h15min: Desenvolvimento de aerogerador de pequeno porte, com Alessandro Sarmento Santos, da JSA Engenharia LTDA, de Porto Alegre
 
15h: Mobilidade elétrica e energia solar, com engenheiro Rodrigo Rutsatz, da EPI Energia, de Porto Alegre, RS
 
16h: Microgeração on Grid e off Grid, gere sua própria energia, com Alexandre Carvalho, da Bioserve, de Esteio, RS
 
16h45min: Off Grid: a tecnologia em energia fotovoltaica, com Elio Barcelos, da Quasars Tecnologia Predial e Automotiva, de Ivoti, RS
 
17h30min: Energias renováveis e materiais compósitos: sinergias e oportunidades na visão de uma startup, com engenheiro Eduardo Francisco Tende, da STE Parts / TecnoPUC, Viamão, RS
 
18h30min: O carro elétrico - Histórico, tecnologia, mercado, com professor Ingo Hermann Dalibor, da UFRGS 
 
19h15min: Projeto de planta piloto bioclimática: estudo de caso, com professor Vilson Gruber, do Câmpus de Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
 
20h: Revestimentos cerâmicos fotovoltaicos, com professor Roderval Marcelino, do Câmpus de Araranguá da UFSC
 
21h: Sistema híbrido para geração de energia a partir de fontes renováveis, com professor Moisés de Mattos Dias, da Universidade Feevale 
 
Projeto tem objetivo de construir uma miniestação de energia renovável no Câmpus II
 
O projeto Desenvolvimento de novos dispositivos para sistemas híbridos com fontes renováveis, vinculado ao mestrado em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais, com parceria do curso de Engenharia Eletrônica da Feevale, prevê o desenvolvimento completo de um aerogerador horizontal (energia eólica), de uma máquina síncrona trifásica para um gerador a combustão (energia de biomassa – biogás) e de módulos e células fotovoltaicas (energia solar). O objetivo é combinar essas três fontes de energia em uma miniestação no Câmpus II da Instituição, de forma pioneira em uma universidade no Sul do País. 
 
Recentemente, dentro as atividades do projeto, os pesquisadores da Instituição construíram, de forma pioneira em uma universidade da região, dois módulos fotovoltaicos – equipamentos que transformam a luz solar em energia elétrica – a partir de componentes comerciais. Um dos módulos será instalado no topo do prédio Verde, no Câmpus II da Feevale, para auxiliar na geração de energia do edifício. O outro módulo ficará disponível no laboratório, bem como os conhecimentos e os dados gerados pela pesquisa, os quais auxiliarão em futuros projetos na área de geração de energias renováveis.
 
Conheça os ministrantes:
 
Alessandro Sarmento Santos - Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), tem experiência na área de Engenharia Elétrica. É sócio da empresa JSA Engenharia.
 
Alexandre Carvalho - Sócio da Bioserve, empresa direcionada à comercialização de equipamentos para energias renováveis, etanol e equipamentos para movimentação de cargas.
 
Antonello Moscatelli - Gerente Nacional da empresa Zuccato Energia, responsável pelo desenvolvimento de negócios, líder em vendas de Business Intelligence, responsável pela integração de sistemas e serviços e gerenciamento de equipes. 
 
Claudia Trindade Oliveira - Professora e pesquisadora, doutora em Engenharia na área de Ciência dos Materiais pela UFRGS e Engenheira Metalúrgica pela mesma Instituição, possui experiência na área de tratamento de superfície, principalmente em revestimentos protetores, porosos e não porosos, para finalidade de proteção contra corrosão, aderência de tintas, uso como dielétricos em capacitores eletrolíticos, e obtenção de nano-óxidos para aplicação diversificada.
 
Daniel Gallio Verona - Bacharel em Engenharia Eletrônica pela Universidade Feevale e mestrando em Materiais e Processos Industriais, na Universidade Feevale, é sócio-gerente da TEC System Sistemas Eletronicos LTDA; sócio, atua no desenvolvimento de pesquisa na empresa MKT Tecnologia do Brasil; sócio da Empresa TS Energy - projetos, instalações de fontes de energias renováveis. Está em fase de desenvolvimento de um equipamento para gerenciamento de dispositivos remotos, proveniente do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação de Engenharia Eletrônica, em parceria com a Empresa Duatec Consultoria e Automação Ltda. 
 
Dieison Monteiro - Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Feevale, tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, com atuação nos seguintes temas: projeto elétricos e automação, maquinas elétricas e eletrônicas, inversores, controlador de cargas, inversor trifásico e conversor CC-CC. 
 
Eduardo Francisco Tende - Sócio da empresa STE Parts Indústria LTDA.
 
Eduardo Luis Schneider - Possui graduação em Engenharia Metalúrgica, mestrado e doutorado em Engenharia na área de concentração Ciência e Tecnologia dos Materiais pela UFRGS. Professor na UFRGS, tem experiência nas áreas de seleção de materiais e processos de fabricação; ensaios e caracterização de materiais; tratamentos térmicos, processos de reciclagem de materiais; projeto de produto. Atua como revisor de periódicos como Resources, Conservation & Recycling, DYNA - Medellin e Materials Research.
 
Edwin Ariel Segura Gonzales - Possui doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais e mestrado em Ciência, Tecnologia e Engenharia de Materiais pela Universidade Carlos III de Madri, Espanha. É pesquisador na Diretoria de Pesquisa e Ensino das Faculdades de Engenharia, Arquitetura e Design e Ciências da Saúde da Universidade Interamericana do Panamá (UIP) e membro ativo da CienciaEnPanama, Asociación Panameña para el Avance de la Ciencias (Apanac) e Colegio Panameño de Ciencia y Tecnología de Alimentos (COPCyTA).
 
Elio Barcelos - Sócio da empresa Quasars Tecnologia Predial e Automotiva LTDA., atua no desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não customizáveis.
 
Fabrício Celso - Pesquisador e professor na Universidade Feevale, é graduado em Engenharia de Plásticos pela Universidade Luterana do Brasil, com mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais e doutorado em Ciência dos Materiais pela UFRGS. Possui pós-doutorado em Engenharia Química na Universidade Laval/Canadá. Tem experiência na área de materiais poliméricos, como membranas para células a combustível.
 
Ingo Hermann Dalibor - Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFRGS, pós-graduação em Administração Contábil e Financeira pela Fundação Getulio Vargas de SP, mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais pela UFSC e cursando doutorado em Materiais Compósitos na UFRGS. Trabalha com a fabricação de produtos de compósitos poliméricos e consultoria empresarial.
 
José de Souza - Possui mestrado e doutorado em Engenharia e Formação Pedagógica Docente em Mecânica e Automação pela UFRGS. Realizou Intercâmbio na Universidade de Siegen - Alemanha. É docente nas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, e membro fundador da Associação Brasileira de Biogás e Metano.
 
Lírio Schaeffer - Engenheiro Mecânico com doutorado em Conformação Mecânica pela Universidade Técnica de Aachen na Alemanha (Rheinisch - Westfälischen Technischen Hochschule - RWTH). Professor na UFRGS, atua nas seguintes áreas: forjamento, estampagem, metalurgia do pó e materiais biomédicos, com experiência em Energias Alternativas. Consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
 
Luciano Lohmann Cerva - Engenheiro e mestre em Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), possui doutorado em Engenharia de Minas Metalúrgica e Materiais pela UFRGS.  É supervisor de Manutenção e Operação da EPI Energia Projetos e Investimentos LTDA. no Brasil. Atua principalmente na área de Energias Renováveis, como solar e eólica.
 
Marco Antônio Fröhlich - Graduando em Engenharia Mecânica pela Universidade Feevale, possui experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Engenharia Térmica.
 
Moisés de Mattos Dias - Possui graduação em Engenharia Elétrica, mestrado e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pelo Centro de Tecnologia da UFRGS. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica, Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Motores e Geradores, Materiais Magnéticos e Energias Renováveis.
 
Roderval Marcelino - Possui doutorado e mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela UFRGS. É professor no Câmpus de Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Embarcados.
 
Roberto Marchiori - Possui graduação em Física pela Universidade de Trento (Università degli Studi di Trento), na Itália, e mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professor titular da Universidade Federal de Rondônia. Realizou pós-doutorado, na Itália, no estudo e aplicação de grafeno para aplicações energéticas.
 
Rodrigo Rutsatz – Graduado em engenharia pela UFRGS, atua na empresa EPI Energia.
 
Vilson Gruber - Professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui experiência nas áreas de gestão de negócios, gestão da inovação, redes e sistemas de telecomunicações, tecnologias da informação e comunicação, experimentos remotos, energias renováveis e administração. É membro avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério da Educação (Inep/MEC) e está vinculado a grupos de pesquisas como o Grupo de Desenvolvimento em Energias Renováveis (GDER).
 
Vinícius Martins - Professor do Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), possui mestrado e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais pela UFRGS. Realiza pesquisas nos temas M metalurgia do pó, processamento de pós e partículas, moagem criogênica, projeto de matrizes, metal duro, nitinol, usinagem de materiais, conformação mecânica e de chapas, reciclagem de materiais, desenvolvimento de ecomateriais e nanotecnologia.
 
Vittorio Guarnieri - Recebeu o título em Ciência dos Materiais em Engenharia pela Universidade de Trento, Itália. Desde 1997, integrou-se à equipe do Centro per la Ricerca Scientifica e Tecnologica (ITC-IRST), atualmente denominada de FBK (Fondazione Bruno Kessler) na Divisão Microsystems (Microsistemas), na Itália, trabalhando como pesquisador.

 

REDES SOCIAIS
  • Disque-Segurança

    0800 510 2563

  • suporte ART

    0800 510 2100

  • Ouvidoria

    0800 644 2100

  • Outros telefones
  • Atendimento Central

    51 3320 2100

Atendimento ao Público

Das 9h15 às 17h45

Não fechamos ao meio-dia.

Rua São Luís, 77 - Porto Alegre - RS

CEP: 90620-170

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul

by