Notícia

Simpósio Internacional Competing in the Sky and on the Ground


Seminário internacional sobre veículos elétricos e autônomos será realizado na POLI / USP. Créditos: Divulgação / Poli – USP

O Centro de Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e a Universidade Federal do ABC (UFABC) promovem o Simpósio Internacional Competing in the Sky and on the Ground (Competindo na Nuvem e no Solo), que debaterá a transformação por que passa o setor automotivo mundial e seus desafios tecnológicos para produzir o veículo conectado, elétrico/híbrido e autônomo. O evento será realizado no dia 16 de junho (sábado), das 9 às 12 horas, na Poli-USP, em São Paulo (SP).

O Prof. Dr. Takahiro Fujimoto, da Universidade de Tóquio, reconhecido pesquisador do setor automotivo mundial, ministrará a palestra principal: Competing in the Sky and on the Ground - Logic Behind Industrie 4.0, IoT and Connected Car. Ele abordará as mudanças disruptivas no desenvolvimento de produtos e processos produtivos nessa fase de transição do veículo a combustão para o veículo elétrico e conectado, dentro da quarta revolução industrial. O Prof. Fujimoto lidera o grupo de pesquisa em Gestão da Manufatura da Universidade de Tóquio, que estuda os impactos da Indústria 4.0 e da digitalização no desenvolvimento de produtos. Ele é autor de best-sellers como Product Development Performance e The Evolution of a Manufacturing System at Toyota.

“A disrupção tecnológica no setor automotivo é significativa. Hoje, temos o veículo a combustão manufaturado por grandes multinacionais em linhas de montagem modulares, com foco em produtividade e conceitos de Lean Manufacturing. Já o veículo elétrico traz novos players e fábricas hiperconectadas, cujo diferencial está na análise de dados, predições, previsões e estimativas, por meio da inteligência artificial, programação cognitiva e análise multivariável de dados”, diz o Prof. Dr. Ugo Ibusuki, do programa de Engenharia de Gestão da UFABC e pós-doutorando do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Poli-USP. Ele será o moderador do debate que acontecerá logo após a palestra do professor Fujimoto.

O Simpósio promoverá o debate sobre como a indústria fará a transição para o veículo elétrico/conectado/autônomo, considerando as mudanças no produto, nos processos produtivos e modelos de negócio. A plateia conhecerá a opinião dos pesquisadores e poderá fazer perguntas. “A participação do professor Fujimoto enriquece muito o debate, porque além de ser um dos maiores estudiosos do tema, ele vive no Japão, onde as transformações já começaram e a transição será mais rápida do que no Brasil”, diz o Prof. Dr. Paulo Kaminski, que lidera o CEA, grupo de pesquisa em Engenharia Automotiva da Poli-USP.

Outro debatedor do Seminário será o Prof. Dr. Marcelo Alves, que integra o grupo de pesquisadores do CEA da Poli-USP e tem experiência em projetos de máquinas e equipamentos, com ênfase em sistemas automotivos. “Os avanços até o momento são espetaculares e animadores. Após o desenvolvimento da tecnologia, haverá outra etapa que é o desenvolvimento da produção em série dos componentes e sistemas que tornam um veículo autônomo, o processo produtivo que possibilite o carro elétrico competitivo. São grandes desafios”, disse.  

O evento é dirigido para engenheiros e demais profissionais que trabalham ou pesquisam o setor automotivo, em todas as áreas (desenvolvimento de produto, marketing, produção, modelos de negócio, etc.). A palestra e o debate serão em inglês.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via formulário. O simpósio será realizado no Auditório da Engenharia Mecânica da Poli, na av. Prof. Mello Moraes, 2.231, Cidade Universitária, São Paulo. Mais informações: https://bit.ly/2J3uCPF ou pelo e-mail ugo.ibusuki@ufabc.edu.br.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: