Nota de falecimento: Eng. Eddo Hallenius de Azambuja Boyunga

Eng. Eddo, ao centro com a bandeira do Estado, integrando a delegação da 73ª Soea em Foz do Iguaçu. Créditos: CREA-RS

Noticiamos com grande pesar o falecimento do Engenheiro Civil, Eletricista e Mecânico Eddo Hallenius de Azambuja Bojunga, aos 87 anos, nesta sexta-feira (15). O Eng. Bojunga atuou honorificamente no Conselho, como conselheiro representante da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), por seis mandatos, passando pelas Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica e Mecânica e Metalúrgica. Em uma das homenagens recebidas do CREA-RS foi por sua participação na diretoria, entre os anos de 2011 a 2015, nas funções de 1º e 2º diretor financeiro e 1º diretor administrativo, destacou ser um “soldado” do Conselho.

Nas últimas eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizadas no dia 15 de dezembro de 2017, mesmo com dificuldade de locomoção, compareceu à sede do CREA-RS e fez questão de ressaltar o orgulho de poder exercer o seu direito de voto, reconhecendo a importância do Sistema para todos os profissionais.

Eng. Eddo votando nas eleições de dezembro de 2017O Eng. Eddo foi homenageado na última Sessão Plenária Ordinária do ano de 2015, quando encerrou seu último mandato como conselheiro, depois de atuar no Conselho por oito mandatos, sendo que o primeiro deles foi no ano de 1957. Na época, como o conselheiro mais antigo, falou sobre os 21 anos no Sistema, indicado como representante da Sociedade de Engenharia do Estado do Rio Grande do Sul.

Na ocasião, em um discurso emocionado, o Eng. Eddo anunciou o encerramento de suas atividades no Conselho, bem como junto à iniciativa privada. Em uma retrospectiva das funções que desempenhou no Conselho, ressaltou a importância da unificação da Classe, o término de modalidades e a adoção das especializações. “Um dia todos nós seremos ‘engenheiros’ e cada um fará o que souber e o que aprendeu a fazer na sua escolha de especialização. Vão acabar estas disputas de sombreamentos que tanto têm nos desgastado ao longo dos anos. A Engenharia está atingindo um estágio muito complexo pela variedade de especializações e novos cursos que vão se criando com o acompanhamento ao desenvolvimento tecnológico”, ressaltou naquele momento.

Ainda conselheiro, na reunião de Câmara do dia 27 de setembro de 2013, o Eddo Hallenius de Azambuja Bojunga compartilhou a sua experiência no Sistema Confea/Crea desde a década de 50. Ressaltou, na ocasião, que havia participado de inúmeras Semanas de Engenharias (Soea), com aspectos diferentes do que acontece atualmente. "Mas nenhuma delas, no entanto, foi tão impecável em termos de organização e nível  de palestras apresentadas como a grande e bem-sucedida Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia realizada em Gramado", destacou.

O CREA-RS se solidariza com familiares e amigos do Eng. Eddo, registrando que a atuação deste profissional deixa significativas contribuições técnicas e administrativas para o Sistema Confea/Crea e Mútua.

Os atos fúnebres acontecem no Crematório Metropolitano (Av. Prof. Oscar Pereira 584), na capital, neste sábado (16).