Notícia

12 de julho: Dia do Engenheiro e da Engenheira Florestal


Créditos: Arquivo CREA-RS

Nesta quinta-feira, dia 12 de julho, é a vez dos Engenheiros Florestais comemorarem seu dia. Os profissionais dessa área planejam o uso sustentável dos recursos naturais de modo a preservar a flora e a fauna. Aos profissionais desta modalidade competem atividades relacionadas ao estudo e uso sustentável de recursos florestais, ao manejo e conservação do meio ambiente, inventário e manejo florestal, tecnologia de produtos florestais e produção florestal. Os principais campos de atuação, limitados ao nível de formação profissional, são os seguintes, conforme consta no artigo 10 da Resolução nº 218/73 do CONFEA: engenharia rural, construções para fins florestais e suas instalações complementares, silvimetria e inventário florestal; melhoramento florestal; recursos naturais renováveis; ecologia, climatologia, defesa sanitária florestal; produtos florestais, sua tecnologia e industrialização; edafologia; processos de utilização de solo e de floresta; ordenamento e manejo florestal; mecanização na floresta; implementos florestais; economia e crédito rural para fins florestais; seus serviços afins e correlatos.

Câmara de Engenharia Florestal

A Câmara Especializada de Engenharia Florestal (CEEF) analisa, julga e decide em primeira instância os assuntos relacionados à área de atuação da engenharia florestal, bem como na elaboração de parâmetros, orientação e normas dos procedimentos de fiscalização destas atividades. Neste ano, a Câmara tem como coordenador o Engenheiro Florestal Glênio de Jesus Teixeira, coordenador-adjunto Engenheiro Florestal Guilherme Reisdorfer, e os conselheiros Dilberto Stein de Quadros, Fabio Charão Kurtz, Pedro Roberto de Azambuja Madruga (itulares) e Alexandra Augusti Boligon, Dimas Fogiatto Rossi, Diogo Adriano Barboza, José Américo de Mello Filho e Liana Sarturi de Freitas (suplentes). Em apoio técnico atua a Analista de Processos Eng. Florestal Roberta Klafke e administrativo Maria Lúcia Gualdi. No RS, são cerca de mil profissionais registrados.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: