Notícia

Confea e CNA apoiam retorno do financiamento público da assistência téc. rural


GT Crédito Rural, Assistência Técnica e Extensão Rural, do Confea: defesa do financiamento da assistência técnica rural. Créditos: Arquivo Confea

Depois de reunir-se com o Banco Central e de promover o lançamento de um manifesto que questiona pontos do Manual de Crédito Rural, o Grupo de Trabalho Crédito Rural, Assistência Técnica e Extensão Rural, do Confea, participou, na quarta (11), de uma reunião com representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Durante a reunião, os integrantes do GT, acompanhados do chefe de Gabinete do Confea, Eng. Agr. Luiz Rossafa, que representou o presidente Joel Krüger, e do coordenador da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO), Eng. Agr.  Kleber Santos, ressaltaram a importância da defesa do financiamento da assistência técnica rural, excluída da versão mais atual do Manual, publicada no último dia 6 de julho.

Chefe de Gabinete do Confea, Eng. Agr. Luiz Rossafa (à dir.), saúda entendimento com a CNA sobre a grave falha no Manual de Crédito Rural

A manifestação da CNA de que sua posição não foi acatada pelo Ministério da Fazenda na elaboração final do documento e sua disposição em promover um diálogo permanente com o Sistema foi saudada pelo chefe de gabinete do Confea, Eng. Agr. Luiz Rossafa. “Mais uma vez, tivemos uma reunião bastante produtiva, por meio de um GT que, graças à atenção do presidente Joel Krüger, está sendo referendado por uma ampla participação dos profissionais e vem promovendo um diálogo muito produtivo, agora buscando reverter esta grave falha do Manual de Crédito Rural. Temos que sair do olhar cartorial em torno da importância da assistência ao produtor, desde o projeto, que envolva questões como a preservação ambiental e a aplicação de insumos. O mundo real produz muito mais do que soja. O Confea está articulado e se dispõe a ser parceiro da CNA nessa proposta”.

O superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Bruno Lucchi, destacou que a posição tanto da CNA quanto do Confea é a mesma. “A gente só vai mudar a agropecuária com uma assistência técnica eficiente, de qualidade. Infelizmente, o Ministério da Fazenda retirou esse recurso para garantir a assistência técnica. Queremos discutir a melhor forma para que possamos lutar para que esse recurso retorne”, afirmou. 

Participação
Os integrantes do GT Crédito Rural, Assistência Técnica e Extensão Rural participaram ativamente do diálogo: conselheiro federal Eng. Agr. João Bosco de Andrade e os especialistas Eng. Agr. Annibal Margon, Eng. Agr. Ângelo Ximenes e Eng. Agr. Daniel Galafassi, além do chefe de gabinete do Confea, Eng. Agr. Luiz Rossafa, e do coordenador da CCEAGRO, Eng. Agr.  Kleber Santos.

A rodada de conversas contou ainda com as seguintes participações: vice-presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Pedro Loyola; coordenador-geral de Crédito Rural e Estudos Econômicos do Mapa, Antônio Moraes; chefe de divisão do Departamento de Crédito e Estudos Econômicos do Mapa, João Cláudio da Silva Souza;  coordenador do Ramo Agropecuário da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Eng. Agr. Paulo César Dias; analista técnico e econômico da OCB, João Prieto; assessora técnica da Comissão de Políticas Agrícolas da CNA, Fernanda Swantes; presidente da Associação das Empresas de Assistência Técnica de Mato Grosso do Sul (Aastec), Juliano Pizzatto;  presidente da Planejamento Agropecuário Itaporã – Projeporã, Eng. Agr. Otávio Vieira de Melo; e vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Elmar Konrad.

Henrique Nunes / Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: