Notícia

Qualidade do ensino de Agronomia é tema de debate


Diretrizes Curricalares da Agronomia ratificadas em reunião na semana passada. Créditos: Arquivo Confea

A qualidade do ensino de Agronomia foi tema de uma reunião entre conselheiros, especialistas, coordenador da Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO) e o presidente do Confea, Eng. Civil Joel Krüger, no dia 13 de julho.  A reunião se deu durante um intervalo da Plenária nº 1465, onde o tema das Diretrizes Curriculares Nacionais da Engenharia  foram objeto de discussão.

O debate entre a Presidência, o Plenário e os Engenheiros Agrônomos ratificou as Diretrizes Curriculares Nacionais da Agronomia, entre outros pontos da Decisão Plenária 1060/2014. “Também foi tomada uma posição firme contra o EaD na Agronomia”, destaca o coordenador da CCEAGRO, Kleber Santos.

Para ele, “a reunião representou um grande passo quanto ao posicionamento do Conselho Profissional sobre a qualidade do ensino”.  A importância da Decisão Plenária 1060/2014 aponta, segundo Kleber, “para o respeito a Diretrizes Curriculares Nacionais ecléticas, sistêmicas e abrangentes, com posicionamento sobre a padronização do nome do curso Agronomia e título profissional Engenheiro Agrônomo”.

Ensino de qualidade

“Destacamos o  apoio da administração e de outras instâncias do Confea para estabelecer interlocução com o Conselho Nacional de Educação e com o MEC sobre ensino em profissões vinculadas à CCEAGRO, engenheiro agrônomo, meteorologista, engenheiro de pesca”, destaca Kleber.

Quanto à qualidade do ensino, além de fechar questão contra o EaD, os engenheiros agrônomos destacaram que a importância de aplicar instrumentos visando à qualidade do ensino em todas as modalidades, inclusive a presencial.

Além de Kleber, os Engenheiros Agrônomos estiveram representados ainda pelo coordenador do Colégio de Presidentes, Eng. Agr. Francisco Almeida; conselheiros federais João Bosco Andrade e Evandro Martins; coordenador da Câmara de Agronomia do Crea-PR, Almir Gnoatto; coordenador da Câmara de Agronomia do Rio de Janeiro, Ivan de Abreu e pelo chefe de gabinete do Confea, Luiz Rossafa. 

A reunião contou ainda com a participação do coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Confea, conselheiro Osmar Barros Júnior.

Equipe de Comunicação do Confea

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: