Notícia

Pense o seu imóvel


Na foto os Engenheiros Capoani e Saldanha falam sobre manutenção e inspeção predial no Salão Pense Imóveis. Créditos: Arquivo CREA-RS

No sábado (23), o Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, presidente do CREA-RS, e o conselheiro Eng. Civil Marcelo Saldanha, que preside o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Rio Grande do Sul (Ibape-RS), explanaram sobre o tema Check-up da construção: a importância para a inspeção e manutenção predial, em palestra técnica durante o Salão Pense Imóveis 2012. Na plateia, profissionais, síndicos e proprietários foram levados a refletir sobre a importância da inspeção e manutenção predial, a qual deve ser realizada por profissionais legalmente habilitados.

Os Engenheiros apresentaram os últimos sinistros com vitímas fatais ocorridos no país envolvendo a queda de prédios, ocasionados principalmente pela ausência de profissionais com conhecimento técnico nas intervenções realizadas nos locais dos acidentes. O Eng. Capoani  destacou que “as obras de engenharia são seculares, elas caem somente porque deixam cair, por falta de manutenção, ou porque são derrubadas, por intervenções de leigos.”

Foi apresentada, pelo Eng. Saldanha, a forma de implementação do Decreto nº 17.720 de 02 de abril, publicado pela Prefeitura de Porto Alegre, com ênfase nas edificações que devem apresentar o laudo, a periodicidade, as recomendações e outros. O evento ocorreu no Centro de Eventos do Barra ShoppingSul, na capital.
Pense você também o seu imóvel!

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: