Notícia

Plenário aprova Edital de Concessão de Patrocínios


Plenário aprovou Edital de Patrocínios: visibilidade e credibilidade. Créditos: Arquivo CREA-RS

Uma efetiva contribuição para a aproximação do Sistema Confea/Crea com a sociedade foi dada na tarde desta sexta (10), durante a sessão plenária 1.469. Trata-se da aprovação do Edital de Processo de Seleção Pública de Projetos de Patrocínio para o exercício de 2018, que, alinhado à sua Política de Concessão de Patrocínio, disponibiliza recursos na ordem de R$ 3 milhões.

O Edital prevê a aprovação de cotas de patrocínio para projetos de eventos apresentados por instituições de ensino registradas ou cadastradas no Sistema Confea/Crea, pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos e pessoas jurídicas de direito público. Além de eventos, o edital contempla projetos de publicações e exposições voltadas a temas de interesse da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia.

“Vamos ter um mecanismo de transparência e que associa a nossa marca a eventos de importância da área tecnológica, demonstrando a nossa credibilidade”, comentou o chefe de gabinete do Confea, Eng. Agr. Luiz Rossafa. Ao justificar a importância da iniciativa, ele ponderou que, além do Comitê, responsável pela elaboração do edital e pela pré-seleção dos projetos inscritos, eles passarão ainda pelo controle do Conselho Diretor e do plenário do Confea. “Temos todos os controles necessários para que tenhamos as devidas contrapartidas em benefício das nossas profissões”.

Coordenador do Cden, Wilson Lang, reconheceu a importância da amplitude do edital

Para Rossafa, a divulgação dos projetos relacionados ao exercício profissional visa à defesa da sociedade, “atendendo a entidades privadas sem fins lucrativos (entidades de classe), instituições de ensino e até parcerias com órgãos públicos, incluindo os Creas, que atuarão em conjunto com aquelas entidades que não tenham estrutura. Os eventos têm que tratar da essência da nossa organização profissional. Mesmo sendo uma instituição não registrada, o evento deve estar linkado à Engenharia e à Agronomia.  Tem que haver essa relação com o nosso público”. “O Sinduscon, por exemplo, não tem registro com o Sistema, mas muitas vezes realiza eventos ligados à Engenharia”, apontou o presidente do Confea, Joel Krüger. “E a última palavra sempre vai ser do Plenário, diante de qualquer situação que possa gerar dúvida”, ressaltou.

Ao enaltecer o empenho do Comitê, Krüger destacou que o Conselho não patrocinará 100% do projeto. “A parte que falta deverá ser obtida junto a outros patrocinadores”, disse, destacando que o edital de patrocínio não pode se confundir com edital de chamamento público, cujos princípios diferem entre si.

Recursos e contrapartidas

O Edital estabelece que os proponentes poderão pleitear cota de patrocínio, conforme os seguintes critérios: para eventos, valor de no máximo 100 mil reais por projeto, respeitado limite de até 50% do custo total do evento objeto do projeto; para exposições: valor máximo de R$ 50 mil reais por projeto, respeitado o limite de até 25%  do custo total da exposição objeto do projeto; para publicação, valor máximo de R$ 35 mil por projeto, respeitado o limite de até 75% do custo total da publicação objeto do projeto. A critério do Confea em face de sua classificação técnica, o projeto poderá ser patrocinado no valor total ou parcial da cota pleiteada.

Como contrapartidas de imagem, negocial, social e ambiental, de acordo com o foco do projeto, os patrocinados expressam o direito de associação da marca do Confea. De maneira geral, o Edital conceitua contrapartida como a associação da logomarca e autorização para o patrocinador utilizar nomes, marcas, símbolos, conceitos e imagens do projeto patrocinado, entre outras. Entre as contrapartidas de imagem, o Edital exemplifica a inserção da logomarca do Confea em peças gráficas, audiovisuais, eletrônicas, publicitárias, de sinalização, peças promocionais e de divulgação em redes sociais. Entre as contrapartidas negociais, estão previstas a cessão de mailing do evento/projeto e de estande com infraestrutura adequada, entre outras. Nas contrapartidas sociais, se estabelece a doação de produtos ou materiais do evento a instituições de caridade ou cooperativas de reciclagem. E como contrapartida ambiental, a confecção de material gráfico em papel com certificação FSC ou CERFLOR e a adoção de iniciativas para orientação do descarte consciente de pilhas, material gráfico, material eletrônico, entre outras.

Abertura e filtros

“Esse formato é algo inédito. É uma grande oportunidade que o Confea abre para apoiar alternativas que debatam o desenvolvimento nacional e, provavelmente, a integração de todos os projetos, para que possamos ter um horizonte de um projeto nacional. O que chama mais atenção é que é uma iniciativa aberta a toda a sociedade, não há nenhum veto. Isso permite que o exercício da inteligência na área da Engenharia, da Agronomia e das Geociências possa ser aliado às experiências práticas que muitas organizações públicas têm. Ou seja, é uma aproximação da realidade com a tecnologia”, considerou o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais – CDEN, Eng. Civ. Wilson Lang.

Para a coordenadora do Comitê de Patrocínio, a analista da Gerência de Planejamento e Gestão – GPG, do Confea, Prícila Fraga, “o patrocínio é uma importante ação de comunicação do Confea na divulgação de sua marca junto a públicos que usualmente não são alcançados por outros meios. Neste sentido, o patrocínio a projetos de organizações tanto vinculadas quanto externas ao Sistema Confea/Crea é muito interessante, desde que abordem os temas relevantes para as áreas tecnológicas relacionadas à Engenharia, à Agronomia e às Geociências”.

Durante a votação, o próprio Lang havia demonstrado preocupação com essa “abertura” que possibilita a participação mais ampla da sociedade, mas foi esclarecido pelo presidente Joel Krüger que o projeto tem que ser aprovado em três instâncias do Confea. “Se tivermos um volume significativo de projetos de organizações externas ao Sistema, o plenário fará um filtro. Contudo, não podemos colocar um filtro agora que limite o interesse destas organizações no patrocínio pelo Confea. Diferente do edital de chamamento público, aqui somos nós que queremos levar a nossa marca para projetos que são importantes para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências. Assim, vamos direcionar a concessão de patrocínio para o tipo de atividade na qual queremos vincular a nossa marca por meio dessas três instâncias de aprovação”.

Fonte: Henrique Nunes / Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: