Notícia

Fique por dentro das palestras do IV Seminário Cidades em Trânsito


Entre 30 e 31 de agosto, o Teatro da Unisinos foi palco do IV Seminário Cidades em Trânsito, que trouxe para Porto Alegre vários especialistas em Educação, Tecnologia e Mobilidade Urbana. Com 200 profissionais e estudantes inscritos, o evento abordou questões relativas ao transporte por aplicativos, acessibilidade e meio ambiente como forma de destacar a necessidade de humanização do trânsito e desenvolvimento sustentável das cidades.

Organizado pela Sinaleiro Projetos de Sinalização Viária, Unisinos Escola Politécnica – Engenharia Civil, Itt Performance, Abemec/RS e Seag, a quarta edição do Seminário Internacional Cidades em Trânsito propõe discussões técnicas sobre as boas práticas nas áreas de trânsito e transporte.

Vejam as palestras promovidas:

Tema: La Infraestructura de Transporte de Pasajeros en las Ciudades de América del Sur
Palestrante: Eng. Juan Manuel Galeano Cadavid (Sococil SAS Medellín)
Mesa que teve a proposta de avaliar os sistemas de transporte em cada uma das três cidades representadas e conhecer como cada uma delas explora suas potencialidades para o atendimento das demandas de mobilidade de sua população.
Palestrantes: Eng. Juan Manuel Galeano Cadavid (Sococil SAS Medellín); Marcelo Hansen (diretor trânsito da EPTC) e o Eng. Carlos Kümmel Félix (professor UFSM).  

Tema: Transporte Sobre Trilhos
Palestrante: Palestra: eng. José Cláudio Sicco
Mitos e verdades acerca do transporte sobre trilhos, com ênfase nas peculiaridades dos transportes efetuados pela Trensurb na região metropolitana de Porto Alegre.

Tema: Inovações Tecnológicas para Trânsito e Transporte
Palestrante: Eng. Hélgio Trindade Filho

Tema: Apresentação de novos equipamentos desenvolvidos pela indústria brasileira para atendimento de demandas em regiões semaforizadas.
Palestrante: Eng. Paulo Matielo

Tema: Controle de Emergências e Percepção de Riscos Associados ao Trânsito. Palestra de conscientização para procedimentos de usuários das vias de trânsito
Palestrante: Clara Natália Steigleder Walter
Tema: Trânsito e Educação: o desafio de relações mais democráticas no uso do espaço público


Tema: Ações da Universidade do Vale do Rio dos Sinos em Mobilidade Urbana
Palestra abordando os principais projetos na área de mobilidade urbana da Unisinos em seus campus de São Leopoldo e Porto Alegre

Palestrante: eng. João Hermes Nogueira Junqueira

Tema: VLT Rio de Janeiro: Implantação e Reflexos Sobre a Mobilidade

Palestrante: eng. Willian Alberto da Aquino Pereira
Palestra abordando as alterações ocorridas na região central da cidade do Rio de Janeiro, pela derrubada da Perimetral existente para a implantação de um amplo espaço de circulação viária, com valorização do transporte coletivo e priorização de pedestres em detrimento do transporte individual.

Tema: Smart Mobility
Palestra focada nas inovações tecnológicas que transformam a mobilidade nos centros urbanos.

Palestra: eng. Jaime Waisman

Tema: Planejamento Urbano e Mobilidade
Palestra de esclarecimentos acerca da necessidade e do desenvolvimento dos Planos de Mobilidade Urbana pelos municípios brasileiros em atendimento às obrigações legais.

Palestra: arq. Izabelle Colusso


Tema: Buenos Aires: Movilidad Sustentable y Segura
Temática desenvolvida para mostrar as ações executadas nas áreas de trânsito e transporte na capital argentina, com o propósito de valorização das pessoas.

Palestra: eng. José María Previgliano

 

Mesa: eng. Lúcio Gregori e arq. Fernando Lindner
Tema: Proposta de Tarifa Zero para o Transporte Público
No momento em que os transportadores brasileiros de passageiros enfrentam uma grande crise, com perda de usuários e consequentes receitas, o debate traz à cena a alternativa de oferecimento à população de um transporte subsidiado.

Trabalhos premiados

O Seminário contou, ainda, com concurso de pôsteres, onde 27 trabalhos foram classificados para serem expostos durante os dias do evento.
Destes, três foram selecionados para serem apresentados no palco do Teatro Unisinos Porto Alegre, com as seguintes classificações:

1º colocado:

Análise para a Implantação de um Plano de Mobilidade no Campus I da Universidade UPF
Autores: Bruna Canali, Gabriel Rodighero, Viviane Pagnussat Cechetti

2º colocado:

Mapa de Potencial de Pedestres
Autores:  Marcos Feder,  Fabiane da Cruz Moscarelli, Manuela Rodrigues Nickel
3º colocado:  Requalificação da Rua João Alfredo: uma Rua Completa
Autores:  Ana Paula Hoppe Bonini, Marcos Feder, Manuela Rodrigues Nickel

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: