Notícia

Coordenadores das Câmaras de Engenharia Química reunidos em Porto Alegre


Reunião ocorreu em hotel em Porto Alegre . Créditos: Arquivo CREA-RS

Entre os dias 17 e 19 de setembro, Porto Alegre recebeu a 3ª Reunião Ordinária de Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenhara Química (CEEQGM). Participam do encontro, que se encerra nesta quarta-feira com uma visita técnica ao Vale dos Vinhedos, os 20 conselheiros representantes de Creas de todo o País. A 2º diretora administrativa do CREA-RS, Eng. Química Cibele Elaine Vencato, esteve presente à abertura do encontro representando a diretoria. Destacou a importância dos itens pautados para serem colocada em debate e colocou o Conselho à disposição do grupo.  

Tendo como coordenador o Eng. Alimentos do CREA-SP Marcelo Alexandre Prado, o grupo discutiu no primeiro dia temas relativos à fiscalização da área, considerando qualificá-la e potencializá-la. “Em São Paulo, temos 89 mil empresas na modalidade Industrial, 49 mil compreendem atividades da modalidade Química, e apenas 1.500 são registradas no CREA-SP”, destacou Prado, ressaltando o caso das empresas de bebida. “Noventa por cento delas são registradas apenas no Conselho Regional de Química, e os químicos não tem conhecimento de processo industrial”, alertou.

O coordenador destacou, ainda, que a melhoria e padronização dos itens de fiscalização para a Engenharia Química é a principal proposta que a Coordenadoria está tentando encaminhar estar ano, vindo sendo debatido desde a primeira reunião. “Temos observado que há uma dificuldade dos fiscais, dentro dos Creas, em efetuar mesmo uma fiscalização dentro de uma fábrica da modalidade de Engenharia Química, então estamos tentando criar propostas e ferramentas para facilitar isso, para que os fiscais possam ter uma melhor atuação”, destacou. De acordo com ele, também está se buscando uma uniformidade dentro dos Creas do país inteiro, “tendo cuidando de peculiaridades de cada estado”. 

A partir da esquerda: Luis Sidnei Barbosa Machado, Marcelo Alexandre Prado e Cibele Elaine Vencato

Coordenador-adjunto da CEEQGM e coordenador da Câmara gaúcha na modalidade, o Engenheiro de Plástico Luis Sidnei Barbosa Machado, destacou a atuação que os representantes gaúchos têm obtido em nível nacional e o que traz o grupo ao Estado. “Os representantes do RS estão bastante ativos na CEEQGM, a colega Engenheira Química Damaris Kirsch Pinheiro ano passado já foi a coordenadora, este ano estou como adjunto e em 2019 ano devo assumir como coordenador, então o grupo confia muito no trabalho que é feito aqui no Estado. Algumas ações que já foram apresentadas foram muito elogiadas por isso há tempos tentávamos trazer a reunião para cá”, explicou. 

Grupos de Trabalho são formados para debater os encaminhamentos a serem propostos

Ressaltou, ainda, o objetivo de trabalhar em prol do fortalecimento da modalidade da Engenharia Química no Brasil, visto a sua pouca representatividade dentro do Sistema Confea/Crea. "Apenas quatro Estados possuem Câmaras puras de Engenharia Química, entre estes o Rio Grande do Sul, a segunda maior representatividade", detalhou, dizendo da importância de se intensificar a ação da CEEQGM. “Temos que mostrar a importância da Câmara e a importância de se atuar também em prol de nossas atribuições, sempre com o foco de valorizar o profissional e de defender a sociedade reforçando a fiscalização, com maior treinamento dos fiscais para estes saberem o que precisam cobrar quando chegam em uma empresa da modalidade da Engenharia Química.” 

Ao final da tarde de terça-feira, após debates das propostas a serem apresentadas terem sido feitas nos Grupos de Trabalho que foram organizados, cinco proposições foram aprovadas, das seis apresentadas. Uma ficou para análise no próximo encontro do grupo. Além dos componentes da CEEQGM, também estiveram presentes à reunião os conselheiros gaúchos Damaris Kirsch Pinheiro e Ronaldo Hoffmann.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: