Engenheiros são convocados a batalhar pelo desenvolvimento do Brasil

Créditos: Arquivo Confea

“Precisamos estar juntos na Engenharia, o que envolve profissionais e empresas na discussão das políticas públicas nacionais. A Abenc é fundamental para esse debate, enquanto a maior entidade da Engenharia Civil nacional”, ressaltou o presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, na abertura do XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Civil (Cbenc), em Belo Horizonte, no último dia 9 de outubro de 2018.

Joel Krüger reconheceu ainda o papel desempenhado pelo atual presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), realizadora do evento. “Ladaga é um incansável na defesa da Engenharia Civil tanto nacional quanto internacionalmente”, enfatizou Krüger, que ofereceu apoio do Conselho nos trabalhos da entidade. “Conte sempre com o Confea. Vamos estar juntos no Congresso Nacional, no Poder Executivo e, se necessário, no Judiciário em defesa dos profissionais, das empresas, do capital tecnológico e da soberania nacional. Tudo isso para que possamos entregar a melhor qualidade dos nossos serviços à sociedade brasileira. ”

O presidente do Crea-Minas, engenheiro civil Lucio Borges, também destacou a atuação da Abenc na defesa dos engenheiros civis. “A Abenc atua fortemente no aperfeiçoamento técnico e no desenvolvimento da engenharia, com foco no bem-estar da sociedade e o Crea-Minas se orgulha de ser um apoiador histórico da entidade e sua regional mineira”, enfatizou Lucio. O presidente do Regional ressaltou, ainda, que acredita na valorização da engenharia para fomentar o desenvolvimento econômico e social no país. “É com diálogo e transparência que conseguiremos vencer os desafios que nos são impostos pela conjuntura brasileira”, argumentou.

Em discurso, o presidente da Abenc, engenheiro civil José Ladaga, assumiu compromisso de um trabalho em conjunto. “Só existe uma coisa que é importante: a união de todos. Somos engenheiros civis e construímos o País e temos também que construir o um novo Sistema que leve todos juntos. Estamos dispostos a ajudar nisso”, afirmou.

O evento seguiu com palestra ministrada pelo professor engenheiro civil Marcos Tozzi, que abordou questões sobre ensino de Engenharia e as novas diretrizes curriculares. Os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017, foram apresentados pelo palestrante. Os dados reforçam a preocupação do Confea e dos Creas referente à qualidade do ensino, pois a grande maioria dos cursos avaliados atingiu apenas o nível satisfatório.

Fonte: Confea