Capital tem Blitz de Fiscalização em obras civis

Equipe que atuará na blitz . Créditos: Arquivo CREA-RS

Uma equipe de 11 agentes fiscais do CREA-RS iniciou na manhã desta terça (06) uma Blitz de Fiscalização em Porto Alegre com foco em obras civis nas regiões das Zonas Sul, Norte e Centro.

O trabalho segue até sexta-feira (09) e tem como meta verificar 150 canteiros de obras. Nos locais serão solicitadas aos proprietários ou responsáveis as Anotação de Responsabilidade Técnica (ARTs das empresas/profissionais que prestam serviços na área da construção civil. Também será verificado o Responsável Técnico e respectiva ART de projeto e execução de todos os itens da obra, tendo em vista os que envolvem a área de Segurança do Trabalho.

Confira o que será verificado

Civil
- Registro de empresas terceirizadas que estejam prestando serviços na área da construção civil.
- Responsável Técnico e respectiva ART de projeto e execução de todos os itens da obra.

Segurança do Trabalho
- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
- Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil (PCMAT).
- Projeto e instalação da Linha de vida.
- Projeto e execução das instalações elétricas provisórias, canteiro de obras contemplando, inclusive, previsão de dimensionamento das áreas de vivência.
- Projeto e Instalação de guarda-corpo, rodapé, bandejas de proteção.
- Projeto, fabricação, montagem e manutenção de elevador de carga e pessoas.
- Projeto, instalação e manutenção de guincho coluna.
- Projeto, instalação e manutenção da Grua.
- Projeto, dimensionamento, montagem e manutenção de andaime.
- Projeto, dimensionamento, montagem e manutenção de andaime suspenso/balancim.
- Projeto, instalação e manutenção da linha de vida.
- Certificados Trabalho em Altura.