Notícia

Confea discute parceria com Sociedade Americana de Agronomia


Créditos: Arquivo Confea

Missão representativa formada por Engenheiros Agrônomos do Sistema Confea/Crea participa nesta semana da Reunião Anual Internacional realizada pela Sociedade Americana de Agronomia em Baltimore, nos Estados Unidos. Na agenda, que neste ano aborda o tema “Aumentando a Produtividade em um Clima em Mudança”, o Confea discutiu a possibilidade de firmar parceria com a sociedade para permitir acesso aos cursos oferecidos pela entidade norte-americana, como adiantou o conselheiro federal, eng. agr. Evandro Martins nesta terça-feira (6). “Fizemos um primeiro contato com a alta direção da sociedade e a receptividade foi boa.”

O próximo passo, segundo o conselheiro, é “encaminhar até o fim do ano uma carta de intenção para a sociedade formalizando o pretenso acordo”. Na avaliação do titular da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO), eng. agr. Kléber Santos, a missão apresenta “grande potencial de resultados concretos”. Santos também sinalizou apoio ao possível acordo: “A CCEAGRO pode auxiliar, mediante sua grande capilaridade, para intensificar intercâmbios e participação de profissionais brasileiros de Agronomia, no mercado mundial de trabalho”.

Intercâmbio
O evento, que teve início no dia 4 e termina amanhã (7), tem proporcionado ainda ao Confea a troca de informações com a Sociedade Americana de Agronomia sobre ensino a distância e extensão rural, por exemplo.

O modelo de certificação profissional adotado pela entidade também chamou atenção dos representantes brasileiros. “O profissional pode ter certificação em determinada área em que ele seja especialista, e isso dá a ele vantagem no mercado de trabalho”, afirmou o conselheiro federal Evandro Martins pontuando que o sistema funciona ainda como um controle de qualidade considerando que a certificação é revalidada a cada dois anos. Essa experiência também será trazida ao Confea para análise e discussão.

Evento
A Reunião Anual Internacional deste ano conta com mais de 2 mil apresentações técnicas, além de cerimônias de premiação. Acontece também exposição de equipamentos científicos, suprimentos e serviços. A agenda é uma oportunidade para profissionais que trabalham na área de Agronomia, culturas, solo e ciências para conhecer as últimas pesquisas, aprender com seus pares e expandir sua base de conhecimento.

Fonte: Julianna Curado / Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: