Confea e Ordem dos Engenheiros de Portugal se reúnem em Salvador


Créditos: Arquivo CREA-RS

Agronomia em Portugal, possibilidade de parceria entre os países e exercício profissional são temas dos workshops abertos ao público, promovidos pela Cimeira Bilateral, reunião organizada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e a Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), nos dias 12 e 13 de novembro, em Salvador. O evento, que será realizado no Hotel Mercure, discutirá detalhes do acesso do profissional brasileiro ao registro para atuação em Portugal. A previsão é de que o aditivo ao termo firmado em 2015 e operacionalizado em 2016 seja sustentado.

Estão sendo disponibilizadas 50 vagas para profissionais que solicitaram registro para atuar em Portugal ou aqueles que têm interesse no assunto. Foram solicitadas neste ano 779 pedidos de profissionais brasileiros junto à OEP e 195 portugueses fizeram requerimento do registro junto ao Confea. Em 2017 foram analisados 806 pedidos de registros de profissionais brasileiros que solicitaram admissão junto à OEP, e 71 pedidos de registro de profissionais portugueses no Sistema Confea/Crea. Na Bahia, 109 profissionais  solicitaram admissão junto à OEP de 2016 até agora.

Reciprocidade

Em julho, o presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, e conselheiros federais estiveram reunidos com a OEP em Portugal. No encontro, foram discutidas propostas de avanços nos procedimentos de registro recíproco e de utilização do Acervo Técnico como incremento das competências profissionais para os profissionais brasileiros que visam ao nível sênior na Ordem.

De acordo com o presidente do Confea, a “OEP utilizará a plataforma brasileira de ART e CAT com vistas à equalização de documentos e de procedimentos”.

Participarão do evento em Salvador os presidentes do Confea, Joel Krüger, e do Crea-BA, engenheiro civil Luis Edmundo Campos, representante do Colégio de Entidades Nacionais, conselheiros federais e representantes da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho. Também estarão presentes: Carlos Mineiro Aires (Bastonário da OEP),  Fernando Santos (Vice-Bastonário da OEP) e Fernando Mouzinho (Vogal do Colégio Nacional de Engenharia Agronômica – OEP).

Fonte: Nadja Pacheco / Ascom Crea-BA

REDES SOCIAIS
  • Disque-Segurança

    0800 510 2563

  • suporte ART

    0800 510 2100

  • Ouvidoria

    0800 644 2100

  • Outros telefones
  • Atendimento Central

    51 3320 2100

Atendimento ao Público

Das 9h15 às 17h45

Não fechamos ao meio-dia.

Rua São Luís, 77 - Porto Alegre - RS

CEP: 90620-170

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul

by