Notícia

Estudantes de Agronomia da URI visitam Alegrete


Créditos: Arquivo AEAA

No dia sete de novembro, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete (AEAA) recebeu uma turma de alunos do 4º semestre do curso de Agronomia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santiago. O roteiro técnico foi organizado para que os alunos pudessem visitar locais com áreas de atuação do Engenheiro Agrônomo.

Pela parte da manhã, os alunos do professor Olívio Bochi Brum foram recepcionados na nova fábrica de rações da veterinária Caverá. No local, a Engenheira Agrícola Lidiane Rocha mostrou aos alunos todas as etapas de funcionamento da indústria, que é praticamente toda automatizada e referência na região, desde os setores de recebimento de insumos, produção e depósito das rações. Participaram desta visita os funcionários da Secretária de Agricultura e Pecuária de Alegrete, Técnicos em Agropecuária Adil Fernandes e Vilson Junior de Araújo, o Zootecnista Roberto Pereira e o Engenheiro Agrônomo Leonardo Cera.

Houve, ainda, uma visita ao tambo de leite da Fundação Maronna na localidade do Capivari, onde a Engenheira Agrônoma Adriana Vargas falou sobre os objetivos da entidade, as parcerias e o funcionamento da propriedade. Os alunos puderem visitar as instalações como sala de ordenha, sala de alimentação das vacas e aprender um pouco sobre a atividade leiteira como manejo com os animais, criação de terneiras e implantação de pastagens. No local os estudantes também puderem conhecer a área experimental da Embrapa Arroz e Feijão, onde estava sendo realizado o plantio de 700 novas linhagens de arroz para pesquisa, sob supervisão do técnico em agropecuária Jerry Adriani Cordeiro de Souza.

À tarde, os alunos foram recepcionados na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete (AEAA) junto à Inspetoria do CREA-RS. O presidente da AEAA, Engenheiro Agrônomo Leonardo Cera, apresentou aos estudantes a importância de uma associação como representação e valorização da classe, mostrando várias ações desenvolvidas pela entidade. Em nome do CREA-RS, a próxima Inspetora Chefe da Inspetoria de Alegrete a partir de 2019, a Engenheira Agrônoma Kátia Messa deu as boas vindas aos futuros colegas e comentou sobre a valorização das mulheres engenheiras agrônomas.

Na sequência, o empresário e piloto de avião com mais de 30 anos de experiência Marcos Antônio Camargo fez uma apresentação sobre a evolução dos aviões agrícolas e novas tecnologias, dando destaque as contribuições dos Engenheiros Agrônomos, além de mostrar os principais desafios da aviação agrícola no sentido de provocar os estudantes a desenvolverem estudos e pesquisas a fim de solucionar tais impasses, entre eles o vórtex, principal causador da deriva.
Na sequência, todos se deslocaram até a empresa Itagro Aviação para uma visita técnica, onde os alunos puderam conhecer os aviões agrícolas e seus equipamentos de controle como novos GPS e de aplicação de produtos líquidos (defensivos agrícolas) e sólidos (sementes e adubos) em lavouras.

Por fim, foi realizada uma visita à propriedade dos irmãos Claudoci Cogo e Solimar Cogo, que produzem mais de 2000 mil litros de leite diariamente. No local, os alunos puderam acompanhar a ordenha das vacas, conversar sobre qualidade do leite, etapas de produção de silagem de milho, criação correta das terneiras e alimentação das vacas em produção.

Fonte: AEAA

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: