Brasil e Portugal abrem tratativas de acordos no segmento da Agronomia

Créditos: Suy Lima/Confea

A exemplo da parceria na área de Segurança do Trabalho, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e a Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP) iniciam tratativas no setor agronômico. O assunto foi pautado no primeiro dia da Cimeira Bilateral que acontece até esta terça-feira (13), em Salvador (BA).

“Neste encontro já aprofundamos nossa relação com Portugal, por meio da assinatura do termo complementar de Segurança do Trabalho. Agora estamos abrindo a mesma perspectiva para a Agronomia, com a possibilidade de firmar parceria técnica, profissional e científica. A estratégia é conhecer as duas realidades para, assim, aprimorar o termo de reciprocidade”, sinalizou o presidente do Confea, Joel Krüger.

Essa nova etapa, segundo o bastonário da OEP, é um desafio que estará na lista de prioridades das duas entidades. “Vamos trabalhar em conjunto”, disse Carlos Mineiro Aires.

Agronomia em pauta

Ao apresentar as competências e a linha de atuação da OEP, o representante do Colégio Nacional de Engenharia Agronômica, Fernando Mouzinho, compartilhou experiências portuguesas que contribuem para o aprimoramento das atividades, como o Sistema de Qualificação Profissional iniciado em 1994 e que abrange, por exemplo, avaliação de cursos, exames de admissão, estágio e acreditação de ações de formação contínua. “É um selo de qualidade para reforçar as competências do exercício profissional, além de ser um instrumento importante para os próprios profissionais, que passam a ser mais valorizados”, resumiu.

Diante da perspectiva de firmar acordos com o Confea na área da Agronomia, o representante da OEP comentou a importância de as duas entidades fortalecerem contato para alcançar esse propósito. “Há muitas conquistas a serem alcançadas. Vale a pena trilhar esse caminho que já tem uma porta aberta. Vamos caminhar”, incentivou.

Já a realidade da Agronomia no Brasil foi traçada pelo titular da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO), Kleber dos Santos, que falou da expressiva participação do agronegócio no desempenho da balança comercial brasileira e apresentou números que desfazem o mito de que áreas produtivas nas propriedade rurais – que hoje ocupam 30% do território nacional – concorrem com as reservas naturais.

Sobre oportunidades do setor, Kleber destacou os trabalhos desenvolvidos por cooperativas e pela assistência técnica e comentou também as características da agropecuária sustentável e da indicação geográfica.

Ao reforçar a necessidade do trabalho em conjunto com Portugal, Kleber disse ser fundamental “pautar o tema Agronomia na próxima cimeira”, que está agendada para março de 2019. “Assim vamos dar continuidade ao assunto e trabalhar com mais integração”, finalizou.

Veja aqui a palestra de Kleber dos Santos (Brasil)

Em agradecimento aos palestrantes, o coordenador do workshop e conselheiro do Confea, Evandro Martins, reconheceu a importância da “troca de informações e do nivelamento de dados entre as duas instituições” para o avanço dos novos projetos bilaterais.

Fonte: Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea