Câmara Especializada de Engenharia Civil presta homenagens nos seus 50 anos

Placa com nomes de todos os coordenadores foi inagurada . Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde desta-quinta-feira (13), os conselheiros da Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA-RS aproveitaram o momento da reunião ordinária para comemorar a passagem dos 50 a anos da Especializada. A data foi marcada com o descerramento de placa com o nome de todos os coordenadores que por ela passaram nesse cinquentenário. Estes foram ainda homenageados pelo atual coordenador, Eng. Civil Márcio Marun, com entrega de diplomas de reconhecimento pelos serviços prestados à Engenharia.

Veja as fotos.

“Esta é uma justa homenagem aos que desempenharam um importante papel na valorização da Engenharia Civil com seus mandatos. Representamos em torno de 30% dos profissionais do CREA-RS e temos que estar unidos e fortes para defender nossas atribuições, que sofre com ataques de outros Conselhos profissionais”, ressaltou em sua fala Eng. Marun. Ele também aproveitou para prestar agradecimentos ao vice-presidente no exercício da presidência, Eng. Agr. Gustavo Lange, “que atendeu a todas as demandas da Câmara, e ao diretor-geral da Mútua, Geól. e Eng. de Seg. do Trab. Pablo Souto Palma, que contribuiu com a realização da celebração. “A Mútua tem um empenho muito grande em valorizar os profissionais do Sistema Confea/Crea”, afirmou.

Falando em nome dos ex-coordenadores, o Eng. Civil José Ubirajara Martins Flores, a frente da Câmara entre os anos de 1984 e 1985, brincou lembrando ainda exercer mandato como conselheiro nos dias de hoje e destacou o papel das Especializadas. “Lutamos pelo direito do profissional em exercer suas habilitações dentro da legalidade e pela proteção da sociedade, pois nossa função é garantir que os serviços da área técnica sejam exercidos por profissionais legalmente registrados, protegemos a comunidade e não a nós mesmos.” Fazendo menção ao ex-conselheiro Eng. Civil Eudes Antidis Missio, presente à cerimônia, “que sempre foi um incentivo nessa caminhada”, agradeceu a homenagem.

“Sempre buscamos identificar a Civil dentro do contexto do CREA-RS pelo seu tamanho e pelas suas atividades e destacar sua importância”, ressaltou em sua manifestação o vice-presidente no exercício da presidência Eng. Agr. Gustavo Lange. Também citou os embates profissionais. “A disputa com outros Conselhos de Classe de outras modalidades profissionais com as quais temos algum tipo de sombreamento é uma luta que todos enfrentamos”, afirmou, citando e agradecendo a presença em Brasília, como representantes do CREA-RS, de três conselheiros na Audiência Pública debate PL 9818/18, realizada na Câmara Federal pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Pública para discutir projetos em análise na Câmara que tratam das atribuições de arquitetos e urbanistas, e a parceria com o Senge nessas atuações.

No ano do cinquentenário, a Especializada conta em sua formação com 38 conselheiros titulares, com seus respectivos suplentes. Na ocasião, foram homenageados os 32 coordenadores que atuaram e se dedicaram em prol da classe profissional ao longo destes 50 anos.