Começa nesta quarta-feira (20) o 8º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea

Créditos: Arquivo Confea

A partir desta quarta-feira (20), centenas de lideranças e profissionais da Engenharia, Agronomia, Meteorologia, Geologia e Geografia vão se reunir no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), para o 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Durante o Encontro, ocorre a  definição de coordenadores e do plano de trabalho 2019 dos fóruns consultivos do Sistema: Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas, Colégio de Entidades Nacionais e Colégio de Presidentes, por isso o evento é tão importante para a agenda do Sistema.

Programação
Na quarta-feira (20), o credenciamento começa às 8 horas, para que às 9 horas os participantes estejam devidamente acomodados para a cerimônia de abertura, homenagens e a palestra “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”.

O período da tarde é marcado pela abertura da 1ª reunião ordinária dos Fóruns Consultivos, ocasião em que são eleitos os coordenadores nacionais. A programação inclui ainda reuniões dos Colégios de Entidades Regionais (CDERs), das Entidades Precursoras, além da apresentação da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) e da Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP).

O segundo dia (21) tem como principal atividade externa uma mobilização junto ao Congresso Nacional, pela manhã. Divididos em grupos representantes de cada estado, as lideranças terão audiências com deputados e senadores de sua localidade para divulgar a agenda legislativa prioritária do Sistema para 2019 e buscar apoio para o posicionamento do Sistema nas matérias que tramitam no Congresso Nacional. Saiba mais sobre a ação parlamentar.

À tarde, continuam as atividades dos fóruns e demais reuniões, além disso, haverá reuniões das Entidades Nacionais e o 1º Workshop de Chamamentos Públicos do Sistema Confea/Crea - Entidades Nacionais, CDERs e Precursoras.

Na sexta-feira (22), os fóruns consultivos se reúnem novamente para dar fechamento aos trabalhos no decorrer desses 3 dias. Em seguida, na solenidade de encerramento, os novos coordenadores são oficialmente apresentados.

Sobre o Encontro de Líderes
A agenda é realizada anualmente e reúne as lideranças do Sistema Confea/Crea, como presidentes do Federal, dos Regionais e da Mútua, conselheiros federais, titulares e representantes de entidades nacionais, coordenadores de câmaras especializadas dos Creas, coordenadores das Comissões de Ética dos Creas, representantes dos Creas-Jr, além de autoridades e convidados.

Realizado geralmente em fevereiro, o encontro cumpre a Lei nº 5.194/1966, notadamente seus arts. 27 e 53, que tratam da atribuição do Federal de promover, pelo menos uma vez por ano, as reuniões de representantes, a fim de estudarem e estabelecerem providências que assegurem ou aperfeiçoem a aplicação da referida legislação. E neste encontro em que são definidos os coordenadores e o plano de trabalho para o ano do Colégio de Presidentes, Colégio de Entidades Nacionais e coordenadorias de câmaras especializadas.

Esta agenda não apenas marca a primeira reunião do ano desses fóruns consultivos do Sistema, mas também debate questões fundamentais para o desenvolvimento do Brasil e que afetam o trabalho dos cerca de 1 milhão de profissionais da área tecnológica, por meio de painéis, palestras e mesas de debates.

Fernanda Pimentel, Julianna Curado e Henrique Nunes / Equipe de Comunicação do Confea