Homenagens marcam véspera da abertura oficial da Expodireto Cotrijal

Governador, diversas autoridades, empresas e produtores do agronegócio foram homenageados neste domingo. Créditos: Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Um dos eventos tradicionais da Expodireto Cotrijal, o Troféu Brasil Expodireto homenageou, neste domingo (10), personalidades, empresas e produtores que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio.  O CREA-RS estava representado no evento pela conselheira Eng. Agr. Eliana Silveira.
O governador Eduardo Leite foi um dos agraciados da noite, recebendo o troféu Personalidade Política. “Nossa agenda de desenvolvimento envolve um tripé fundamental: redução de burocracia, ou seja, dar mais celeridade no processo de licenciamento ambiental para quem quer empreender, sem esquecer do rigor técnico; redução do custo logístico com investimento em infraestrutura, como melhorias na ERS-142, de Carazinho a Não-Me-Toque, e investimentos no Porto do Rio Grande para o escoamento da produção; e redução de custos tributários. Nosso foco é fazer o RS desenvolver e, para isso, o agro é fundamental”, comentou o governador.

A Eng. Eliana junto ao deputado fefderal Jerônimo Goergen, ao presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia e ao prefeito de Carazinho Milton Schmitz

Entre os demais homenageados com a estatueta de bronze que simboliza a força do homem do campo na produção de alimentos estavam o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (troféu Liderança Nacional); os ministros Onyx Lorenzoni (Personalidade Gaúcha) e Tereza Cristina (Personalidade Agropecuária); os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (Liderança Parlamentar), e da Assembleia Legislativa gaúcha, Luís Augusto Lara (Liderança Parlamentar Gaúcha); os comandantes do Exército, general Edson Leal Pujol (Destaque Especial), e do Comando Militar do Sul, general Antônio Miotto (Reconhecimento); o presidente do 4º Tribunal Regional Federal, desembargador Thompson Flores (Personalidade Jurídica); o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Ministério Público do RS, Marcelo Dornelles (Atividade Pública), e o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho (Trajetória Política).
As demais premiações da 10ª edição do Troféu Brasil Expodireto foram entregues a empresas, empresários e produtores gaúchos, como Clóvis Tramontina (Destaque Empresa Internacional), Valdir Pasinato (Produtor Rural), Giordano Schiochet (Jovem Produtor Rural), Embutidos Bini (Agroindústria Familiar), CCGL (Cooperativismo), Jacto (Indústria de Máquinas e Implementos), Mosaic (Indústria de Insumos), Banrisul (Instituição de Crédito), Alemanha (Destaque Internacional) e Sistema Farsul (Instituição Gaúcha).

A feira
Considerada uma das maiores feiras de agronegócio da América Latina, a Expodireto chega à sua 20ª edição em 2019 e começa oficialmente na manhã desta segunda-feira (11), em Não-Me-Toque.
Focada em tecnologia e negócios, a Expodireto atrai visitantes de mais de 70 países. São 250 mil pessoas que passam pelo parque em cinco dias – o evento se encerra na sexta-feira (15) –, ávidas por verem o que os mais de 500 expositores oferecem nas áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, ambiente, pesquisa e serviços voltados ao campo.
O Parque da Expodireto Cotrijal ganhou expansão, passando de 84 para 98 hectares, a fim de atender à demanda de público, com diferenciais em produtos e serviços ofertados durante o evento, com debates, discussões e tendências ligadas à tecnologia.
O presidente da feira, Nei Mânica, espera que os negócios desta edição cheguem ao patamar do período antes da crise, em 2014. A projeção é alcançar R$ 2,7 bilhões em propostas encaminhadas durante o evento. Se a cifra for confirmada, será um crescimento de 20% em relação ao ano passado, quando se chegou a R$ 2,2 bilhões.
Com informações Imprensa/Governo RS