Notícia

AEAA e CBH Ibicuí promovem oficina sobre tratamento de esgoto doméstico


Oficina mostra passo a passo para construção de sistema alternativo de tratamento de esgoto doméstico. Créditos: AEAA

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí (CBH Ibicuí) e a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete (AEAA), em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente de Alegrete e Manoel Viana, realizaram no dia 1 de março, em Manoel Viana, a oficina sobre sistema de tratamento alternativo para esgoto doméstico.
O evento teve por objetivo demonstrar o passo a passo para construção de um sistema alternativo capaz de tratar o esgoto doméstico e também promover a troca de conhecimento entre os participantes.
Segundo o presidente do CBH Ibicuí, Engenheiro Agrônomo Ivo Mello, que construiu com recursos próprios o projeto piloto em sua casa, a metodologia é considerada ideal para áreas rurais e também possível para as cidades menores, na qual os financiamentos para construção de obras convencionais de tratamento de esgoto são limitados, como no caso de municípios com até 20 mil habitantes.
A proposta do jardim filtrante é fazer a depuração físico-química da água bruta oriunda de fossas sépticas através de um filtro composto de camadas de areia e brita construídos em meio impermeabilizado, sendo o refino do efluente realizado com auxílio de uma zona de raízes de plantas aquáticas que dão condições para a sobrevivência de microrganismos benéficos que ajudam na reciclagem de nutrientes, tornando-os disponíveis para absorção pelos vegetais.
Conforme vários consultores, o sistema tem capacidade de retirar 99% dos contaminantes ao final do processo, podendo a água ser ligada a rede pluvial, despejada em córregos ou utilizada na irrigação de gramados e árvores.
O nome jardim filtrante dá-se em função de que além de tratar o esgoto, o sistema como um todo ainda embeleza o ambiente contribuindo com o paisagismo local, sendo muito difundido em países europeus como França e Espanha.

O sistema tem capacidade de retirar 99% dos contaminantes ao final do processo

Conforme o vice-presidente do CBH Ibicuí, também Engenheiro Agrônomo Leonardo Cera, além de ser uma alternativa ecológica e econômica, outra vantagem dessa estrutura é a possibilidade de adaptação ao número de pessoas, podendo ser construídos sistemas individuais para uma residência ou sistemas coletivos para até 3 mil pessoas, podendo atender toda a demanda de um bairro, por exemplo.
Entre os presentes, o prefeito de Manoel Viana, Gustavo Medeiros, comentou sobre a importância do evento para o município que muito demanda de tratamento de esgoto, colocando a prefeitura como parceira para coleta e análise da água final que sai do jardim, a fim de fazer o monitoramento deste que é o primeiro jardim filtrante, que se tem registro, na zona urbana da cidade.

AEAA
 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: