Astec e Senge buscam apoio contra PL que modifica carreira de servidores

Em busca de apoio do CREA-RS na contra o Projeto de Lei Complementar do Executivo - PLCE 02/2019, que modifica as carreiras de municipários na ativa, aposentados e de futuros profissionais que vierem a integrar o serviço público de Porto Alegre. Encaminhado em regime de urgência pelo prefeito Marchezan à Câmara de Vereadores, a proposta deve ser votada na próxima segunda-feira. Estiveram em reunião com a vice-presidente, no exercício da presidência do Conselho, Eng. Civil e Eng. Seg. Alice Scholl, os Engenheiros Maércio Cruz, diretor do Senge-RS; Irineu Foschiera, vice-presidente da Astec; Adriano Waclawoskey e Agnelo Francisco Chiqdo, ambos funcionários de carreira da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim).

Antecedendo a votação, está marcada para 19 horas desta quinta-feira uma audiência pública que irá tratar do tema. De acordo com o Eng. Maércio não há diálogo com o paço municipal, e a audiência, agendada, via liminar judicial, marcada para ocorrer na Câmara Municipal, não abrigará a toda a categoria, de mais de 20 mil funcionários, onde apenas 150 poderão participar. “Vai ficar muita gente do lado de fora”, destacou, afirmando que, caso aprovado, o PL, “acabará com a carreira no funcionalismo público”. “Não haverá mais atrativo para atuar como Engenheiro e técnico na Prefeitura, as perdas acarretarão na redução significativa dos salários o que acarretará na precarização dos serviços prestados”, criticou.

Os profissionais receberam todo o apoio da diretoria do CREA-RS, com o comprometimento por parte da Engenheira Alice Scholl de buscar agenda com a presidente da Câmara, vereadora Mônica Leal, para expor a preocupação do Conselho com o desmonte das carreiras da área técnica da PMPA. “A Diretoria do CREA-RS manifesta-se contrária aos dispositivos expressos no referido Projeto, tendo em vista o impacto negativo à qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da área tecnológica à Sociedade. Acreditamos que o PL  atenta contra as carreiras dos engenheiros e demais servidores da PMPA e precisa ser mais amplamente debatido”, defendeu a Engenheira.