Notícia

Confea e Crea-MG reunirão especialistas para debater a questão das barragens


Créditos: Arquivo Confea

Nos dias 29 e 30 de abril o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o CREA-MG promovem o  Workshop sobre Barragens, em Belo Horizonte (MG). O evento deve reunir cerca de 200 pessoas entre especialistas da engenharia, da geologia, entre outros profissionais. O Geólogo Adelir José Strieder, coordenador da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas do CREA-RS, estará presente representando os profissionais gaúchos.

No primeiro dia o geólogo/geotécnico e hidrogeólogo prof. doutor Walter Duarte Costa (UFMG) palestra sobre “Diferenças entre barragens para acumulação de água e para depósito de rejeitos”. Em seguida, o geólogo/geotécnico e engenheiro civil prof. doutor Fábio Augusto Gomes Vieira Reis (Unesp) debate a “Regulamentação de barragens de rejeito e gestão de riscos”. Já o vice-presidente do Comitê Brasileiro de Barragens, engenheiro civil José Marques Filho (UFPR) trará uma “Abordagem holística de segurança de barragens e qualificação técnica”. E para finalizar o primeiro dia do Workshop, o engenheiro civil da Agência Nacional de Mineração (ANM) Luiz Henrique Passos Rezende apresenta um “Panorama das barragens de rejeitos em Minas Gerais”.

Na terça-feira (30), os participantes serão divididos em dois grupos para participarem das oficinas sobre “Grandes Barragens de Água” e  “Barragens de rejeito de mineração”, conduzidas, respectivamente, pelos palestrantes José Marques Filho e Fábio Reis.

Com tantos especialistas, inclusive de renome internacional, presentes ao debate, a ideia é elaborar um documento técnico de caráter político-institucional para a proposição de medidas para prevenção de desastres envolvendo barragens de rejeito de mineração e grandes barragens de água.

“Considerando os episódios recentes, que têm como o mais marcante a ruptura da barragem do Córrego do Feijão, no município de Brumadinho (MG), e tantas outras estruturas que vêm demonstrando vulnerabilidade pelo país, o Sistema Confea/Crea não poderia se furtar a esse debate de suma importância para a sociedade”, ponderou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger.

O presidente do Crea-MG, eng. civ. Lucio Borges, também manifestou a importância dessa discussão em Minas Gerais. “Infelizmente, nosso estado tem sofrido as consequências da falta de uma gestão de risco. Precisamos debater alternativas e protocolos técnicos capazes de minimizar impactos sociais e ambientais, destacando o aprimoramento da segurança na atividade de mineração”, opinou o presidente do Crea-MG. O evento é uma parceria do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG).

Confira a programação

Fernanda Pimentel / Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: