Vice-governador do Tocantins marca presença na reunião do CP

Para colocar o governo à disposição da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que será realizada em Palmas (TO), de 16 a 19 de setembro próximo, Wanderlei Barbosa, vice-governador do Tocantins, acompanhado pelo presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, marcou presença na 2ª reunião ordinária do Colégio de Presidentes de Creas na manhã desta sexta-feira (10), último dia do encontro.

“Esperamos que a Soea seja proveitosa para todos, contribuindo com o desenvolvimento da engenharia e da agronomia brasileiras”, disse Barbosa, que agradeceu “a escolha da cidade para realizar o evento”.

Pela manhã, os trabalhos começaram com a finalização da redação do documento que oficializa o repasse de recursos – R$ 46.650.000,00 - para reforma de inspetorias ou sede dos Creas, cabendo R$ 2.300.000,00 para cada regional. Na sequência, acompanhado por Raul Zucatto, vice-presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), o presidente da entidade, Kleber Santos, solicitou apoio para a realização do XXXI Congresso Brasileiro de Agronomia, de 20 a 23 de agosto próximo, no Rio de Janeiro. Os interessados na inscrição de trabalhos podem se registrar até o dia 2 de junho, no site https://bit.ly/2VHrE9L.

Depois de um longo debate, os presidentes se manifestaram contrários à PEC 61/2019 que, aprovada pelo Senado, altera o procedimento da distribuição dos recursos do Orçamento Geral da União oriundos de emendas parlamentares individuais, excluindo a participação direta dos engenheiros e arquitetos da Caixa Econômica Federal na análise e acompanhamento de obras públicas.

Confira fotos da reunião

Segundo o presidente da entidade, Luiz Guilherme de Matos Zigmantas, a PEC pode interromper 20 anos de controle de obra pública no Brasil, pois diversos contratos com recursos do Orçamento Geral da União deixarão de ser acompanhados pela Caixa ou auditados por órgãos como CGU e TCU. “É o risco de retorno a obras fantasmas”, diz.

Soluções tecnológicas

Entre as propostas aprovadas pelo CP está a criação de um Grupo de Trabalho para estudar e propor soluções tecnológicas que viabilizem as eleições para presidentes, conselheiros e diretores do Sistema Confea/Crea e Mútua, via internet. O GT seria composto por representantes do Colégio de Presidentes, conselheiros federais e técnicos de Tecnologia da Informação do Confea, Creas e representantes do Prodasen e/ou Serpro.

A assinatura de um convênio entre Confea, Mútua e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi informada aos presidentes de Creas por Fabyola Resende, gerente de Relações Institucionais (GRI). Ela destaca que, além da importância da participação do Confea na formulação de normas, o convênio viabiliza descontos oferecidos para aquisição de normas. Os profissionais que estão adimplentes têm 50% de desconto, os associados à Mútua, 60%, e quem estiver em grade de capacitação, 15% de desconto. Como um dos mantenedores da ABNT, o Sistema Confea/Crea contribui com R$ 750 mil por ano, sendo que Confea, Mútua e Creas contribuem com 250 mil reais cada um. A colaboração do regional depende do número de profissionais que tem registrado. Outro ponto positivo da parceria Confea/Crea é que nos Regionais, as normas podem ser visualizadas por tempo indeterminado.

No fim do dia, lembrando que, a depender do assunto, as propostas aprovadas serão encaminhadas às gerências, comissões permanentes, plenário ou mesmo outros departamentos do Confea como a Procuradoria Jurídica para serem oficializadas, Luiz Antônio Aragão, coordenador do CP, encerrou a 2ª reunião do colegiado, um dos fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea.

Fonte: Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea