4º Congresso Latino-americano Steel Frame

Serão dois dias de intensos debates e reflexão sobre a superação dos entraves que ainda permanecem no Brasil e em outros países da América Latina. O encontro, consolidado no setor, traz inovações na arquitetura e na engenharia, além de promover a possibilidade de network entre empresários e profissionais interessados no tema. A 4ª edição do Congresso Latino-Americano Steel Frame, que acontece de 28 a 29 de maio de 2019, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. As discussões terão como tema central o crescimento do mercado de construção a seco, as novidades técnicas e gerenciais, contando com o apoio de grandes instituições sul-americanas do ramo.

"O Congresso cumpre um papel importante de alinhamento técnico e político. O debate vem se consolidando a cada ano e, é já considerado por todos empresários e profissionais como uma chance única de conhecer novas tecnologias, aprofundar conhecimentos sobre legislação e de promoção de negócios. Mesmo diante de um cenário econômico não tão bom no Brasil, o LSF cresce e a oportunidade de troca de experiências com o que vem sendo feito em outros países latino-americanos é muito rica. Além disso, contamos com o envolvimento de líderes e representantes do setor público que nos trarão um relato da realidade vivida hoje no país", afirma a diretora do 4° Congresso Latino-Americano de Steel Frame, Luana Carregari.

A abertura oficial está marcada para as 14h com a presença do secretário de habitação do Estado de São Paulo, Flávio Amary; da coordenadora geral do PBQP da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, Salette Weber; do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo, JOsé Roberto Geraldine Junior; do presidente da Associação Latino-americana do Aço, Francisco Leal e dos representantes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Joel Krüger e Carlos Eduardo Vilhena Paiva.

O primeiro painel apresenta o debate sobre o desenvolvimento do sistema construtivo, tecnologias e inovações. Após, os temas tratam de mecanismos para incentivar o uso do LSF e barreiras para desenvolvimento do sistema construtivo na Colômbia. A parte final do primeiro dia traz a experiência no Chile e a produção local como modelo de desenvolvimento. Ainda, conta com apresentações de soluções, projetos de canteiros de obras e produção automatizada. Durante o primeiro dia, serão apresentados também cases de sucesso.

No segundo dia a programação traz palestras sobre industrialização, ferramenta BIM e planejamento e custo de fachadas painelizadas. O segundo painel traz cases interessantes que foram aplicado em outros países, como Peru e no Brasil, como Cine A, primeiro cinema autossustentável. Experiências no Japão, Europa e América do Sul também serão exibidas. Um dos temas dos paineis será dedicado a capacitação técnica e programas educacionais. Uma mesa redonda vai debater, também, como evitar patologias no Light Steel Frame.

O 4o Congresso Latino-Americano Steel Frame é considerado o mais importante do segmento na América do Sul. O evento conta com o apoio de entidades importantes para o setor como: Associação Latino-Americana de Aço (Alacero), os Institutos da Construção a Seco (IUCOSE) do Uruguai e (INCOSE) da Argentina, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA/SP), a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA) e o Instituto de Engenharia (I.E.), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SP), o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC)

De forma paralela ocorre a 4ª Expo Light Steel Framing e Tecnologias da Construção Civil que exibe o que há de mais moderno no setor promovendo a geração de negócios. Outras informações e as inscrições podem ser feitas através do site congressosteelframe.com.br

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak