Em visita ao CREA, Nagelstein busca participação em debate do PDUA da Capital

Créditos: Arquivo CREA-RS

Marco legal de regimento do planejamento do território, nas zonas rural e urbana dos municípios com mais de 20 mil habitantes, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDUA) é um documento previsto no Estatuto das Cidades, com revisões previstas a cada dez anos. O de Porto Alegre deve ter o projeto enviado pelo Executivo à Câmara Municipal até julho de 2020.

Buscando estimular a participação do CREA-RS no debate, o vereador Valter Nagelstein esteve em reunião com a diretoria do Conselho na manhã desta quarta-feira. Além da 1ª vice-presidente no exercício da presidência, Eng. Civil e Eng. Seg. Trab. Alice Scholl, acompanharam o encontro o 2º vice-presidente Eng. Agr. Gustavo André Lange, e os diretores-administrativos, Eng. Mec. e Seg. Trab. Luciano Valério Lopes Soares e Eng. Civil Ubiratan Oro.

“O CREA-RS tem muito a contribuir com o leque de questões técnicas envolvidas nessa discussão, por sua representatividade pode ser mediador de questões que geram impasses, por vezes ideológicos”, destacou o vereador, ressaltando o marco importante que são as revisões no plano para a sociedade. “Temos que pensar a Porto Alegre que queremos para o futuro”, aventou. Foram escolhidos 12 eixos temáticos que servirão de fundamento para o Plano, que vai incluir temas inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como patrimônio histórico e cultural, segurança urbana e gestão democrática da cidade.

O vereador também abordou a proposta para revitalização do 4º Distrito de Porto Alegre, com o projeto do Masterplan do 4º Distrito de Porto Alegre, elaborado por universidade e que traz a sugestão de regime urbanístico para a região, além de questões de licenciamento urbanístico na Capital e liberação de projetos, com os quais os representantes do Conselho podem colaborar.