Setor industrial de Caxias do Sul é fiscalizado pelo CREA-RS

A ação verifica se as atividades técnicas estejam acompanhadas por profissionais e empresas habilitados

Créditos: Arquivo CREA-RS

Entre os dias 14 e 16 de maio, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) intensifica a fiscalização na área da mecânica e metalúrgica e segurança do trabalho das regiões de Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha.

Com a supervisão de Alessandra Borges, os agentes fiscais Adriana D’Agostini, Amauri Alves, Antonio Fernando Amarante, Gladis Boff, Gustavo Vaz, Heber Ferreira de Oliveira, Raquel Fortes Rodrigues e Sergio Durli vão verificar a responsabilidade técnica do PPCI, dos laudos de manutenção do SPDA, das instalações elétricas, PPRA e LTCAT, de inspeção das caldeiras, vasos de pressão, central de gás, certificado de calibração de equipamentos, de estanqueidade; manutenção de máquinas e equipamentos, entre outros.

Segundo dados da RAIS/ Ministério do Trabalho1 e FIERGS, Caxias do Sul é o maior parque industrial do Rio Grande do Sul e o segundo polo metalmecânico mais importante do Brasil. Só o setor metalúrgico reúne mais de 1,8 mil empresas na cidade e seus arredores.

Além disso, há significativa presença de fabricantes dos ramos de plásticos e da alimentação. A intensa atividade industrial na região eleva Caxias do Sul como a localidade em que mais ocorrem acidentes e doenças do trabalho no Estado. Entre 2012 e 2017, foram notificados 22.042 casos no município.

A Blitz visa garantir que apenas profissionais e empresas legalmente habilitadas sejam responsáveis pelos serviços técnicos prestados, além do cumprimento da legislação vigente.