Notícia

Asbrav celebra aniversário de 24 anos com foco na promoção do conhecimento


Encontro na sede da entidade . Créditos: Marcelo Matusiak

A celebração de mais um aniversário da Asbrav - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação foi marcada pela integração entre empresários e profissionais da área, mas com uma atenção especial a temas que são relevantes para o setor de HVAC&R na atualidade. O evento foi realizado na sede da entidade na noite de quinta-feira (16/05). Em seu discurso, o presidente da ASBRAV, Eduardo Hugo Müller, destacou o trabalho na área da qualificação profissional, considerado um dos pilares da entidade.

"Já formamos milhares de pessoas aqui e continuaremos com esse esforço, treinando e capacitando para que tenhamos, no segmento, profissionais de qualidade e sempre atualizados. Estamos, ainda, com o apoio do CREA-RS e ABEMEC em um trabalho importante para formulação da legislação municipal do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC). Atuamos com o viés de saúde pública, porque quando não há um cuidado adequado, há risco de uma série de doenças respiratórias", afirmou.

Na sequência, o vice-presidente da ASBRAV, Fernando Pozza, apresentou detalhes do andamento da elaboração do Guia de Instalação do Ar Condicionado, que deve ser lançado em breve para o mercado através das plataformas digitais da entidade.

A atividade também contou com o tema da preocupação com o meio ambiente, através da palestra de Filemón R. Alba Posse, “Incorporando a Sustentabilidade”. Em sua abordagem, o profissional trouxe o case da Lojas Renner, detalhando iniciativas que asseguraram a certificação LEED em diversas unidades. Vagas especiais para carros elétricos, tintas térmicas que reduzem a temperatura, iluminação natural e bicicletários são algumas das iniciativas colocadas em prática nas edificações.

O evento contou com a presença da 1ª vice-presidente no exercício da presidência do CREA-RS, Alice Helena Coelho Scholl; do presidente do Sindratar-SP, Carlos Trombini; do vice-presidente do Sindratar-RS, Mário Henrique Canale; do representante da ABEMEC,  Ivo Hoffman; do representante da ABRAVA, Paulo Fernando Presotto; da gerente de operações da Escola SENAI Mauá, Rafaela Allgayer Pereira Laimer e do coordenador de educação e tecnologia da Escola SENAI Mauá, Rogério da Silva Basso.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: