Notícia

Selo Ecológico homenageia quem colabora com a Coleta Seletiva


Uma das tradições na programação da Semana do Meio Ambiente de Esteio é a entrega do Selo Ecológico, distinção para empresas, escolas, condomínios, estabelecimentos comerciais, indústrias e outras entidades que fazem a separação dos seus resíduos e os encaminham para a Coleta Seletiva. A solenidade da edição 2019 foi realizada na noite desta quarta-feira (5) na Câmara de Vereadores de Esteio (veja abaixo a lista dos agraciados).

Em sua fala, o prefeito Leonardo Pascoal destacou o Selo Ecológico como homenagem àqueles que dão sua contribuição para a construção de uma sociedade com mais qualidade de vida. “Esta é uma noite importante, quando se reconhece aqueles que contribuem diretamente para a melhoria do meio ambiente do nosso município, para a preservação dos nossos recursos. A entrega do Selo Ecológico é um singelo gesto da Administração Municipal no intuito de agradecer ao empenho e dedicação de cada um dos senhores, das senhoras nesse processo de separação e destinação correta dos nossos resíduos”, afirmou. Pascoal seguiu seu discurso afirmando que o aumento da Coleta Seletiva traz ganhos em três esferas: “O primeiro e mais importante deles, sem dúvida, é o ganho ambiental, porque a gente consegue dar uma destinação mais adequada do que a deposição deste material num aterro sanitário. O segundo, é de ordem econômica; a Prefeitura deixa de gastar com a destinação deste resíduo lá no aterro sanitário. O terceiro ganho é social, porque, com essa matéria-prima, os recicladores conseguem fazer a segregação adequada e, posteriormente, a comercialização destes materiais, auferindo renda e, com isso, mantendo suas famílias”, exemplificou.

A presidente do Comam, Eng. Ambiental Nanci Walter, representa o CREA-RS na entidade

Pascoal lembrou que a Administração Municipal está investindo para aumentar o volume da Coleta Seletiva, que foi adquirido um novo caminhão para o trabalho e que está sendo implantada uma mudança importante, que é a implantação do sistema onde os veículos passam em todas as ruas dos bairros, sem mais a necessidade de cadastro das pessoas interessadas, como é feita na coleta do lixo orgânico. “Felizmente, temos observado nos cinco bairro onde esse sistema já é realizado um aumento significativo da coleta. Nossa expectativa é de que até final do ano seja assim em todos os bairros de Esteio”. O prefeito citou, ainda, o trabalho realizado pelo Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA) e do Centro de Educação Ambiental (CEA). “A gente tem feito um trabalho muito importante junto às escolas do Município para que as novas gerações já venham com uma consciência mais afloradas. Claro que isso é um trabalho que leva tempo, o fruto nós vamos colher lá na frente, quando essas crianças e jovens forem chefes de família, liderarem empresas, forem síndicos de seus condomínios ou estiverem à frente de outras entidades”, disse.

No final, o prefeito afirmou que a Semana do Meio Ambiente foi preparada com carinho pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM) para trazer uma mensagem de cidadania. “Muito obrigado, em nome do Município, por contribuírem com a Coleta Seletiva. O Selo Ecológico é o mínimo diante da homenagem que vocês mereciam, mas é uma forma de expressar nossa gratidão”, finalizou.

A titular da SMMA, Sabrina Reis, iniciou sua fala citando o slogan da 23ª Semana do Meio Ambiente de Esteio: “O maior erro de todos é não fazer nada por achar que se faz pouco. Faça tudo o que puder”. Sabrina disse que estava satisfeita com a solenidade. “É muito gratificante ver esse auditório com muitas pessoas que fazem sua parte pela comunidade, pela Coleta Seletiva. O Poder Público tem seu papel, mas cada um de nós tem suas responsabilidades”, lembrou.

Também fizeram uso da fala, a presidente do Comam, Nanci Walter, e o presidente da Câmara de Vereadores, Euclides de Castro. “Estamos aqui para a defesa do Meio Ambiente. Espero que possamos viver com qualidade de vida e sustentabilidade, e que isso se aplique no dia a dia. Não podemos ser omissos, cada um de nós tem seu papel”, ressaltou Nanci. “O tema do meio ambiente é de suma importância do âmbito municipal ao âmbito mundial. Quero parabenizar o Executivo pela Coleta Seletiva, pela Semana do Meio Ambiente, pelo trabalho que faz nesta área. Não podemos nos esquecer que o planeta é a nossa casa”, discursou Euclides.

A 23ª Semana do Meio Ambiente segue até sábado (8), quando um plantio de mudas no Bairro Novo Esteio e no Parque Galvany Guedes marcará o encerramento da programação organizada pela SMMA e Comam, com o apoio de entidades parceiras: Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), InBetta, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Cooperativa de Trabalho de Recicladores de Esteio (Cootre), grupos escoteiros Capitão Bressane e Anauê, Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos) e Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos).

Lançamento do Calendário Ecológico
Durante a solenidade, foi feito o lançamento do concurso de fotos Calendário Ecológico. Entre 17 de junho e 30 de agosto, alunos das escolas municipais de Esteio poderão inscrever fotos que tenham como temática o meio ambiente. Serão selecionadas três trabalhos de cada categoria (Alunos da Educação Infantil, Alunos de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental, Alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental e Alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos) para compor o Calendário Ecológico Permanente.

Cada escola participante poderá entregar, no máximo, 10 trabalhos, independente da categoria. As fotos precisarão ser enviadas pelo professor responsável, por memorando interno da Administração Municipal, para Daniela Tomaz. Os vencedores serão comunicados pela organização do concurso e serão convidados para a cerimônia de premiação que ocorrerá no dia 27 de novembro, às 15h, no Centro de Educação Ambiental – CEA (Avenida Porto Alegre. 505 - Jardim Planalto). Os autores das 12 fotos vencedoras receberão premiação, medalha e certi?cado. A escola da melhor foto das 12 premiadas receberá troféu.

Os detalhes do concurso podem ser acessados no regulamento.


Programação
Quinta-feira (6)
14h - Debate Águas de Esteio: Análise e Monitoramento (Salão Nobre – Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150)
14h - Capacitação “Mãos Verdes” - ação fechada par cooperativados da Cootre (Centro de Educação Ambiental)

Sexta-feira (7)
9h30min - Entrega do Prêmio Luva de Prata em homenagem ao Catador Destaque (Câmara de Vereadores – Rua 24 de Agosto, 535)
10h e 15h - Peça teatral: As Aventuras de Zeca e Juca no Meio Ambiente (Câmara de Vereadores – Av. 24 de Agosto, 535)*

Sábado (8)
10h - Passeio ciclístico (saída da Praça Coração de Maria) – Inscrições no local
14h - Mutirão de plantio de mudas no Novo Esteio, Parque Galvany Guedes e Av. Porto Alegre
* São 300 vagas disponíveis. Agendar pelo telefone 3433-8180.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: