Confea busca soluções internacionais para ampliar segurança em barragens


Conselheiro federal, Eng. Civ. André Schuring

Créditos: Arquivo Confea

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) marca presença, entre os dias 9 e 14 de junho, na reunião anual do International Commission on Large Dams (ICOLD) – Comissão Internacional de Grandes Barragens –, que acontece em Ottawa, no Canadá. O coordenador do Grupo de Trabalho Barragens, eng. civ. André Schuring, representa o Conselho na agenda que abrange ainda o simpósio Barragens Sustentáveis e Seguras ao Redor do Mundo. Também participa do evento a funcionária do Confea Sabrina Borba Sales Carpentier.

À frente do GT Barragens, Schuring tem buscado referências técnicas sobre o assunto para desenvolver o trabalho do grupo dentro do Confea. Em abril, por exemplo, participou do Workshop Barragens, promovido pelo Sistema Confea/Crea e Mútua em Minas Gerais, e em maio tratou de fiscalização durante o XXXII Seminário Nacional de Grandes Barragens, em Salvador, onde também estiveram presentes os demais integrantes do GT: conselheiros federais Eng. Civ. Ricardo Araújo, Eng. Eletric. Inarê Poeta e geol. Waldir Duarte Costa Filho.  

Nessa linha, o conselheiro federal marca presença na reunião anual do ICOLD para obter informações que contribuam para a elaboração da proposta de normativo a ser apresentado pelo GT Barragens, cujo objetivo é disciplinar e estabelecer mecanismos para atuação da fiscalização dos Creas, parâmetros para Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e registros no Livro de Ordem relativos a barragens. “A participação do Confea nos eventos de engenharia e agronomia, em especial este sobre barragens, busca identificar quais as técnicas, dificuldades e compartilhar as experiências com outros países para que os modelos de fiscalização sejam feitos dentro da boa técnica”, comenta Schuring.

Compartilhamento de informação
A entidade organizadora do evento em Ottawa é a Internacional Commission on Large Dams (ICOLD), organização não-governamental internacional dedicada ao compartilhamento de informações e conhecimentos técnicos sobre projeto, construção, manutenção e o impacto causado pelas grandes barragens.

A ICOLD é composta por diversos países, estando a representação brasileira consolidada pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), agente facilitador no processo de assegurar que a realização e a operação de barragens e obras associadas sejam técnica, ambiental e socialmente adequadas ao máximo benefício da sociedade brasileira.

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Com informações de Sabrina Borba

REDES SOCIAIS
  • Disque-Segurança

    0800 510 2563

  • suporte ART

    0800 510 2100

  • Ouvidoria

    0800 644 2100

  • Outros telefones
  • Atendimento Central

    51 3320 2100

Atendimento ao Público

Das 9h15 às 17h45

Não fechamos ao meio-dia.

Rua São Luís, 77 - Porto Alegre - RS

CEP: 90620-170

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul

by