Presidentes se reúnem em Aracaju para alinhar ações de interesse do Sistema

Créditos: Arquivo CREA-SE

Aracaju sedia nos dias 12, 13 e 14 deste mês de junho, no Delmar Hotel, a 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua. Nesses três dias, o Eng. Civ. Joel Krüger, presidente do Confea, e lideranças  dos Conselhos Regionais de Engenharia e de Agronomia de  todo o país vão discutir uma extensa pauta com temas relevantes para os profissionais e a sociedade. Pelo CREA-RS estará presente o Eng. Agr. Gustavo Lange, 2º vice-presidente.

Eng. Agr. Gustavo Lange

A reunião do CP traz para debate demandas e sugestões que visam à melhoria do Sistema. Dentre os itens da pauta está a proposta do Crea-SE: "Propomos que o Sistema Confea/Crea por meio das instâncias competentes analise a situação existente e defina de forma clara a adoção de procedimentos pelos Conselhos Regionais quanto à aceitação ou não de cadastro de cursos ofertados por institutos de qualificação, que por meio da terceirização de atividades acadêmicas de uma instituição ensino (IE) promovam sua oferta e realização. Hoje existem entendimentos e procedimentos diferenciados quanto à questão cadastral de cursos”, explica o Eng. Arício Resende, presidente do Crea-SE.

Também faz parte da pauta a elaboração do Manual de Operacionalização da Resolução nº 1.073, a qual regulamenta a atribuição de títulos, atividades, competências e campos de atuação aos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea, a ser aprovado por meio de Decisão Normativa específica.

ABNT

A reunião de Colégio de Presidentes terá a presença do engenheiro Mário William Esper, presidente eleito da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que fará a apresentação institucional da Associação e do convênio firmado com o Confea.

"O convênio alcança o profissional que está na ponta porque oferece aos profissionais registrados no Sistema, 50% desconto na compra de qualquer norma técnica. Os profissionais associados à Mútua têm 60% de desconto”, informou Fabyola Resende, engenheira eletricista com especialização em segurança do trabalho, que responde atualmente pela Gerência de Relacionamentos Institucionais (GRI).

Frente Parlamentar da Engenharia

Na sexta-feira (14) às 9 horas, no  terceiro dia da reunião do CP, será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento do Estado de Sergipe. Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), Arício Resende Silva,  a  instalação da Frente é um importante mecanismo de diálogo e de aproximação do Crea-SE com o Poder Legislativo.

“Sem dúvida um espaço importante para defender debates e projetos de interesse comum do engenheiro, engenheiro agrônomo, geólogo, geógrafo e meteorologista. É uma ação que soma com  a Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento, do Confea, que defende a retomada do crescimento do país”, destacou Arício Resende.

Fonte: Crea-SE