Notícia

GT Barragens discute procedimentos de fiscalização para barragens


O objetivo é elaborar um manual de fiscalização com as responsabilidades técnicas definidas. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã desta quinta (04), a Eng. Civil e Eng. Seg. Trabalho Alice Scholl participou da abertura da reunião do GT de Barragens do CREA-RS, criado em março deste ano com o  objetivo de elaborar uma Norma de Fiscalização conjunta que vise estabelecer a responsabilidade técnica, no âmbito das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, sobre as questões direcionadas a projeto, construção, operação e manutenção de barragens (terra ou concreto) no RS.

Na ocasião, a Eng. Alice solicitou mais informações sobre o andamento dos trabalhos do GT e da importância da missão no sentido de definir a responsabilização técnica e as atribuições dos profissionais em barragens. “Diante de eventos como o de Brumadinho, de Mariana, temos por competência promover, junto aos poderes públicos estudos e encaminhamento de soluções de problemas relacionados às áreas de atuação das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea”, destacou.

Para o Eng. Civil Fernando Martins Pereira da Silva, coordenador do GT de Barragens, todas as discussões foram feitas. “Já elaboramos um manual com os vários tipos de barragens e os profissionais envolvidos”, adiantou.

Complementando, o Geólogo Adelir José Strieder, coordenador adjunto da Câmara de Geologia e Engenharia de Minas do CREA-RS e do GT Barragens, afirmou que agora é necessário, junto com a Gerência de Fiscalização, aperfeiçoar o programa de fiscalização, para facilitar a atividade dos agentes fiscais, definindo as atribuições e as responsabilidades técnicas. “Estamos trabalhando para elaborar uma base que instrua a fiscalização em campo. Maior detalhamento das responsabilidades técnicas nos projetos; buscar “fiscalizar quem fiscaliza”, para que haja formação técnica necessária”, avaliou.

Compõe ainda o Grupo o conselheiro Eng. Agr. José Patrício Melo de Freitas, junto aos profissionais Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho Carlos André Bulhões Mendes e o Engenheiro Civil Fernando Ronaldo Furtado Fagundes.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: