Blitz fiscaliza empresas da área industrial das regiões Sinos e Metropolitana

Empresas da área metal-metalúrgica de Porto Alegre estiveram entre as fiscalizadas . Créditos: Arquivo CREA-RS

Cento e quarente e sete empresas de Porto Alegre, Alvorada, Canoas, Esteio, Gravataí, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul e Viamão foram fiscalizadas por agentes fiscais do CREA-RS em uma blitz na área mecânica e metalúrgica entre terça e quinta-feira desta semana. O setor industrial representa 23% do PIB do Estado e deixou o RS entre os quatro estados que mais avançaram na área, junto ao Paraná, Mato Grosso e Goiás.

A ação teve como objetivo garantir que as atividades técnicas sejam acompanhadas por profissionais e empresas devidamente habilitadas. Serão verificadas as áreas elétrica, mecânica, metalúrgica, química e de segurança do trabalho. A blitz contou com a participação de 16 agentes fiscais, com coordenação de dois supervisores de fiscalização, e gerou 125 Termos de Requisição de Documentos e Providências, dando prazo de dez dias às empresas que não tenham apresentado todos os documentos solicitados no momento da fiscalização.

De médio porte, uma indústria do ramo da metalúrgica, prestadora de serviços para empresas como a Fraport, responsável pela ampliação do aeroporto Salgado Filho, foi uma das fiscalizadas na manhã desta terça. Conforme explicou o supervisor de fiscalização da Zonal Metropolitana, Pedro Ost, além das documentações diretas da empresa visitada, o CREA-RS está verificando também os registros e responsabilidades técnicas de possíveis terceirizadas.

Recebidos pelo Engenheiro de Controle e Automação Marcelo Dalpizou, foram apresentados os laudos de segurança, manutenção e PPCI. De acordo com ele, as prestadoras de serviços são cobradas sobre sua regularidade perante à legislação. “Além da nossa preocupação, quem audita são nossos próprios clientes, que cobram que todas sigam normas de segurança e registrem as Anotações de Responsabilidade Técnica dos serviços prestados. Assim, nosso filtro maior é o cliente.”

O que é verificado:

Elétrica
 - PPCI – Plano de prevenção contra incêndio;
- Laudo de manutenção do Sistema de Proteção Contra Descargas
Atmosféricas (SPDA);
- Inspeções e medições do Sistema de Proteção Contra Descargas
Atmosféricas e do de Aterramentos Elétricos;
- Testes de isolação elétrica realizados em ferramentas e equipamentos;
- Laudo de inspeção no painel de comando e quadro elétrico;
- Laudo de manutenção grupo gerador, subestação de energia elétrica;
- Laudo das instalações elétricas;
Segurança do Trabalho
- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
- Laudo Técnico das Condições do Ambiente do Trabalho (LTCAT);
- Projeto e instalação da Linha de vida;
- Projeto, montagem e manutenção de elevador de carga;
- Programa de Gerenciamento de Riscos (em espaços confinados);
-  Programa de Gerenciamento de Riscos (em trabalho em altura);
- Treinamentos NR10;
- Treinamento trabalho em altura;
- Treinamento espaço confinado;

Mecânica e Metalúrgica
- Laudo de inspeção das caldeiras, vasos de pressão, central de gás;
- Certificado de calibração de equipamentos;
- Laudo de estanqueidade;
- Responsabilidade técnica pela manutenção de máquinas e equipamentos;
- Análise preliminar de risco de máquinas e equipamentos;
- Laudo de adequação de máquinas e equipamentos;
- Manutenção preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos de pontes-rolantes, esteiras-rolantes, talhas;
- Manutenção preventiva e corretiva de elevador de cargas e pessoas;
- Manutenção preventiva e corretiva de linha de vida e ponto de ancoragem;
- Inventário de máquinas em conformidade com a NR12;

Química
- Plano de gerenciamento de resíduos;
- Responsabilidade pela coleta, tratamento e disposição final dos resíduos da saúde (se houver);
- Responsabilidade pela dedetização;
- Responsabilidade pela estação de tratamento de efluentes - ETE e ETA.