CREA-RS participa de reunião técnica em Dom Pedrito

Profissionais debatem questões técnicas

Créditos: CREA-RS

Na última terça-feira (9), na sede do Sindicato Rural de Dom Pedrito, a conselheira representante da Câmara Especializada de Agronomia, Eng. Agr. Marta Hamm Oliveira, participou da Reunião Técnica Aplicação de 2,4-D e Dicamba para profissionais ligados ao setor agrícola.

Durante a sua explanação a profissional destacou as Normativas do CREA-RS, tais como a Norma de Fiscalização Nº 02/2015, dando ênfase a diagnóstico realizado após prévia e atual visita ao local de aplicação para posterior emissão de receituário agronômico e Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, as exceções ao Anexo IV da Norma 02: depois de 3 atestos no mesmo ano, casos de surto, produtos de uso preventivo em bula e venda antecipada, e algumas informações sobre o Código de Ética Profissional.

Este evento foi coordenado pela Fiscal Agropecuário da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural - SEAPDR, Michele Rodrigues, e contou também com a participação do inspetor-secretário da Inspetoria de Bagé, Engenheiro Agrônomo Jorge Telles, e o Técnico Agrícola e Eng. Seg. Trab. Julio Valente.

Participaram também o Engenheiro Egrônomo Fernando Turna que falou sobre a recomendação de agrotóxicos de acordo com a legislação e o Eng. Agr. Rafael Friedrich Lima, Chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da SEAPDR que tratou sobre a INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAPDR Nº 05/2019 que estabelece o “Termo de Conhecimento de Risco e de Responsabilidade”. As duas medidas apresentadas pelo governo são para conter a deriva do 2,4-D e serão de responsabilidade do produtor e do aplicador.