Teatro Municipal do Rio de Janeiro receberá engenheiros agrônomos de todo o país

Com o tema “Agronomia do presente: cooperativismo, empreendedorismo, tecnologia e inovação”, a 31ª edição do Congresso Brasileiro de Agronomia (XXXI CBA) discutirá ferramentas e abordagens que consigam responder aos atuais desafios que atingem a Agronomia e seus campos de atuação, como a redução de empregos formais, as novas formas de relação de trabalho, o aumento de profissionais formados, a escassez e disputa por recursos, e as mudanças climáticas.

Os debates ocorrerão por meio de mesas redondas, de apresentação de trabalhos técnicos científicos; de exposição de produtos, equipamentos, softwares e serviços; e de intercâmbio de informações e de oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

Composto por profissionais, empresários, professores, pesquisadores e autoridades da agricultura, da indústria, e dos setores de equipamentos e insumos, o público poderá, ainda, participar de cursos de atualização profissional.

A solenidade de abertura do Congresso será realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, na noite do próximo 20 de agosto. As atividades técnicas acontecerão entre 21 e 23 no Hotel Prodigy Santos Dumont Airport, e esperam a participação de mil pessoas. Há 800 inscritos no Congresso.

Veja a programação completa

Realizado bienalmente desde 1935, o CBA é um evento previsto no estatuto da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), cuja programação segue diretrizes aprovadas em assembleia. “No Congresso, proporcionaremos um ambiente de extenso debate, sobre assuntos que já estão presentes em discussões pelo Brasil. Nossa expectativa é de que o Congresso seja um espaço de ampla participação e democracia, que contemple os interesses do país. O CBA será a oportunidade de trazer diversas visões”, afirma Kleber Santos, presidente da Confaeab, entidade promotora do evento, que recebe patrocínio do Confea.

As diversas visões, mencionada por Kleber, estarão contempladas desde o início da programação, e será representada, inclusive, em apresentação musical e cênica que comporá a solenidade de abertura. “Haverá uma figura maternal, representando o Brasil, que enviará filhos para cada região do país. Na peça, esses filhos escrevem cartas contando sobre a agricultura de cada região”, explica José Leonel Lima, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Rio de Janeiro (AEARJ), realizadora do evento.

Da programação técnica, Leonel destaca a participação de dois ex-ministros da Agricultura: Roberto Rodrigues, que apresentará o programa “Agro é Paz” e, Alyson Paulinelli, que esteve à frente do órgão à época da criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na década de 1970. “Ele falará sobre a importância da pesquisa agropecuária para o aperfeiçoamento da agricultura tropical, assunto de que o Brasil é referência. Até a criação da Embrapa, copiávamos modelos de agropecuária de outros países. A partir da pesquisa, passamos a desenvolver nosso próprio modelo, aplicado ao nosso clima. Essa palestra é importantíssima em um momento em que vivemos desmonte das universidades e das empresas de pesquisa”, complementou.

Aplicativo

Há um aplicativo oficial do CBA 2019, com o qual é possível montar e personalizar agenda de participação; receber alertas antes de cada atividade; conectar-se com participantes e congressistas do evento (antes mesmo de ele começar).

Veja as instruções para instalar o app

Valores

As inscrições on-line já foram encerradas. Os interessados que ainda não se inscreveram poderão o fazer no local do evento. O valor de entrada no Congresso para profissionais e pós-graduandos é de R$ 500, enquanto estudantes de graduação pagam R$ 370. Os minicursos custam R$ 150.

Veja mais informações sobre inscrição

Minicursos

Antes da solenidade de abertura, na tarde do dia 20, serão oferecidos cinco minicursos, cujas inscrições são feitas à parte da programação principal, ou seja, não é necessário estar inscrito no Congresso para participar dos minicursos. São eles:

1 - Desenvolvimento profissional com técnicas de argumentação e venda de boas práticas Agrícolas;
2 - Rastreabilidade de produtos vegetais frescos;
3 - Como operar commodities agrícolas na bolsa de mercadorias;
4 - Como produzir e comercializar com a China; e
5 - Cannabis medicinal - aspectos agronômicos.

Veja quem serão os ministrantes dos minicursos

Homenagens

A programação do XXXI CBA contemplará duas homenagens: na noite de abertura, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Dias, receberá reconhecimento por ser a primeira engenheira agrônoma a ocupar a função ministerial. Já na tarde de quarta-feira, a mesa redonda “Programas brasileiros em que engenheiras e engenheiros agrônomos atuam com destaque para o desenvolvimento sustentável do país” prevê um momento especial para reconhecer o trabalho de José Francisco Graziano da Silva, ex-diretor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO, que atuou na produção de alimentos em regiões de grande densidade demográfica e pequena renda da América Latina e da África.

Veja a programação completa

Patrocinado pelo Confea, pelo Crea-RJ, pela Mútua, entre outras instituições, o XXXI Congresso Brasileiro de Agronomia, é promovido pela Confaeab, por meio da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Rio de Janeiro (AEARJ).

Beatriz Craveiro /Equipe de comunicação do Confea