Contecc promove cursos sobre Eficiência Energética e Água Residuária

O Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) promoveu dois minicursos na tarde desta quarta-feira (18). O primeiro sobre Eficiência Energética com o professor e engenheiro eletricista Paulo Eli Toldo (Senai/FIETO). Na ocasião, o palestrante apresentou algumas sugestões com o objetivo de enxugar as faturas dentro das residências e principalmente dentro das indústrias, mostrando que é possível executar todas as nossas atividades e pagar pouco por isso, por meio de simples atitudes como ter um sistema de tarifação adequada para o consumo, escolher o grupo adequado “A ou B” (relativo ao nível de tensão), além do modelo tarifário ideal (hora sazonal verde ou azul, convencional, etc.) e ter uma demanda contratada nos padrões de consumo.

Lembrou que soluções e intervenções nos elementos de consumo energético de uma empresa como motores, iluminação, refrigeração, calor podem contribuir para alcançar o melhor uso das fontes de energia. “A implementação dessas ações poderá proporcionar uma redução no consumo de energia elétrica da sua casa ou empresa”, apontou Paulo Eli.

Águas residuárias
O segundo minicurso sobre “Utilização de águas residuárias na agricultura” teve como palestrante a professora e engenheira agrícola Aline Costa Ferreira (UFCG). O emprego da água de reúso na agricultura pode ser uma estratégia bastante eficaz para preservar os recursos hídricos e diminuir sua utilização indiscriminada, haja vista que essa atividade econômica é a que mais emprega água em seu processo produtivo, com cerca de 70% de todo o consumo realizado no mundo.

Fatores que motivam a recuperação e reúso da água são: redução da poluição dos cursos d’água; disponibilidade de efluentes tratados com elevado grau de qualidade; promover, a longo prazo, uma fonte confiável de abastecimento de água; gerenciamento da demanda de água em períodos de seca, no planejamento global dos recursos hídricos e encorajar a população para conservar a água e adotar práticas de reúso. “Investimentos em águas residuais e posterior utilização na agricultura significa investimento em saúde, saneamento e meio ambiente – e como fonte alternativa de água, reflete em menos poluição e consequentemente em maior produção agrícola”, ressaltou a engenheira agrícola Aline Costa Ferreira durante sua apresentação.

O Contecc faz parte da programação da 76ª Semana Oficial de Engenharia e de Agronomia (Soea), que está sendo realizada em Palmas (TO).

Reportagem: Valcilena Oliveira (Crea-AC)
Edição: Fernanda Pimentel (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 76ª Soea