Estande do Confea fica lotado durante lançamento de livros

Créditos: Confea

O terceiro dia de programação da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), realizada em Palmas (TO), contou com o lançamento de dois livros no estande do Confea, nesta quarta-feira (18). Extensas filas se formaram para aguardar o lançamento e o tradicional momento de autógrafo dos autores. O presidente do Confea, eng.civ. Joel Krüger, participou do lançamento.

O geólogo Caiubi Kuhn é um dos quatro organizadores, mais 31 colaboradores no livro “A Geologia na Construção e Desenvolvimento Sustentável do Brasil”. Patrocinado pelo Confea, a publicação é uma iniciativa da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), para comemorar seus 40 anos. O livro apresenta uma descrição histórica do papel da Geologia no desenvolvimento socioeconômico sustentável do Brasil.

Um dos editores do livro é o conselheiro do CREA-RS e ex-diretor da Mútua-RS, Geólogo Antônio Pedro Viero. "Esse é um livro que surgiu de um projeto da diretoria da Febrageo, para tratar da Geologia de forma bem diversa, desde Geologia sob o aspecto técnico-cientifico, com algumas áreas importantes da Geologia, como Geologia da Engenharia, Hidrogeologia e Geologia Ambiental", esclareceu Viero.
Segundo ele, o ensino da Geologia no Brasil é um capítulo que trata de projetos pedagógicos, diretrizes curriculares, formação de Geologia no Brasil, legislação profissional; há um capítulo que trata da legislação profissional, as leis que regulamentam a profissão da Geologia, o Sistema Confea/Crea/Mútua - como é instituído o Sistema, como ele funciona, o Confea, o Crea, as Câmaras Especializadas, a Mútua, qual é o papel de cada um.

A publicação foi financiada através de chamadas públicas do Confea, que fez um aporte bem razoável de recursos, e mais patrocínios de empresas, através do Fórum Brasileiro de Geologia que a Febrageo promoveu em agosto em São Paulo. São vários autores, em torno de 20, e o Geólogo gaúcho é um dos quatro editores.

Além de ser lançado aqui na Soea,a publicação está sendo lançada em diversos estados, na próxima semana em Brasília, após em Belo Horizonte, Rio Grande do Norte e Bahia. Também já foi lançado em São Paulo no Congresso Estadual de Profissionais. "Ele tem distribuição gratuita, para pessoas que queiram, mas, principalmente para instituições, universidades, para colocar à disposição dos alunos na biblioteca; entidades de classe; e os próprios Creas", explica Viero.

Oa geólogos Antônio Vieiro (CREA-RS) e Pablo Souto Palma (Mútua-RS) e Eng. Alice Scholl (CREA-RS)

No livro são abordados temas relacionados à história do conhecimento geológico no Brasil, o papel da Geologia nas descobertas de petróleo e gás no país, a função da Geologia no desenvolvimento sustentável dos setores mineral, de águas subterrâneas e planejamento e aspectos sobre legislação, ensino, exercício e entidades profissionais da Geologia no Brasil.

Canvas Projeto

Lançado no estande do Confea foi o “Canvas de Projeto – Canvas Project Design”, de coautoria de Wankes Leandro. Com uma linguagem didática, simples e prática, o livro foi elaborado com o intuito de ajudar pessoas e profissionais a concretizar suas ideias em projetos.

Sobre o lançamento do livro durante a Soea, Wankes comentou: “Ficamos muitos felizes com o convite para lançar o livro aqui porque ele está sendo utilizado no Ministério da Infraestrutura na concepção dos projetos estratégicos. Como está quase esgotado vamos lançar segunda edição em janeiro”, disse.

Antes do lançamento do livro, Wankes ministrou um minicurso sobre Canvas de Projeto onde abordou técnicas sobre o Canvas de Projeto. De acordo com ele, a ideia era mostrar que o “Canvas pode atender desde projetos simples a complexos”. Participaram do minicurso engenheiros de diversas modalidades do Sistema, professores e estudantes.

Reportagem:  Erta Souza (Crea-RN)
Edição: Fernanda Pimentel (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 76ª Soea