Notícia

Mesa-redonda debate estratégias de gestão de recursos hídricos


Entre as estratégias para o desenvolvimento do Brasil – um dos temas da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) deste ano -, a gestão de recursos hídricos foi posta em debate numa mesa-redonda, no fim da tarde desta terça-feira (17), em Palmas (TO). O eng. agr. Aldo Azevedo e o prof. Dr. Demetrios Christofidis debateram o tema, sob moderação do eng. civ. Marcelo Morais, ex-presidente do Crea-PI e atual diretor de Tecnologia da Mútua.

Aldo Azevedo apresentou o projeto que vem sendo desenvolvido no Tocantins
Diretor de Planejamento de Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Tocantins (SEMARH/TO), Aldo Azevedo promoveu uma palestra sobre a Gestão Integrada de Recursos Hídricos no Estado do Tocantins. “Temos um projeto de revitalização de bacias hidrográficas que vem sendo implantado há dois anos, com a nossa especificidade. Geralmente, esses tipos de projeto são fundamentados no eixo de despoluição de rios. São projetos caros. Mas o nosso é baseado no eixo de evitar o assoreamento dos corpos hídricos por mau uso e ocupação do solo”, explicou.

Demetrios Christofidis traçou ações para melhor aproveitamento das águas

Já o Prof. Dr. Demetrios Christofidis, coordenador de Gestão de Recursos Hídricos do Departamento de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas do Ministério de Desenvolvimento Regional, falou sobre “O Papel da Segurança Hídrica no Desenvolvimento Sustentável da Agricultura”. A palestra mostrou estratégias para o aproveitamento melhor da água, não só em produção, mas em qualidade, garantindo um melhor rendimento do capital investido.

“Minha palestra fala sobre as interfaces da segurança hídrica com a questão da agricultura, mostrando quais os cuidados que preconizamos para que a agricultura não avance em áreas de proteção e tenha uma maior produtividade física e econômica, com o manejo adequado da água. Temos uma área irrigada cada vez maior, são mais de sete milhões de hectares irrigados, corresponde a mais de 10% da nossa área plantada. E o nível de tecnologia é elevado”, assegura Christofidis.

Reportagem: Rafael Valentim (Crea-AM)
Edição: Beatriz Craveiro (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Damasceno Fotografias/Confea e Marck Castro

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: