Mesa-redonda discute Indústria 4.0: mocinha ou vilã?

A “Indústria 4.0 – Desafios e expectativas para a economia brasileira” e “Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para Manufatura Avançada (ProFuturo)” foram destaques na tarde desta terça-feira (17/9) nas palestras do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc).

Os temas foram debatidos de forma dinâmica, instigando os ouvintes a refletirem, tendo como moderador o conselheiro federal eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha, acompanhado do coordenador da palestra, eng. mec. Ernando Alves de Carvalho Filho, e também pelos palestrantes: a gerente de Inovação Tecnológica do Senai Nacional, eng. quim. Vanessa Venâncio Pappetti Canhete, e o diretor da Regional Sul-Sudeste do Ministério de Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), brig. eng. R1 Maurício Pazini Brandão.

“Precisamos desmitificar a indústria 4.0, como se ela fosse apenas para grandes empresas. Todos poderão inovar, podemos inserir todas as empresas para se expandirem. É um processo que precisamos aceitar como desafio para que todo mundo possa vivenciar realmente essa revolução industrial. Ouvimos que quem não inova está fora do mercado, mas inovar é caro. Hoje temos mais dispositivos conectados do que habitantes. Temos que inserir a tecnologia com inteligência, trazendo isso para a indústria dentro de sistemas que trarão benefícios”, defendeu Vanessa Canhete, que mostrou alguns momentos da indústria 4.0 que podem ser trazidos para o dia a dia das indústrias.

“Temos que produzir conhecimento, produzir riquezas e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Essas são as nossas principais metas, que coloco logo no início do meu debate para refletimos nas soluções. E estamos aqui para criar grandes desafios para vocês, porque precisamos deles”, disse Maurício Pazini, que destacou, ainda, que o Brasil tem que tomar cuidados para não ser importador de tecnologias, “pois irá ser caro para o povo brasileiro”. Segundo ele, devemos priorizar para aumentar o conteúdo nacional, que está embutido na indústria 4.0.

Reportagem: Letícia Almeida (Crea-DF)
Edição: Henrique Nunes (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação do Confea