Notícia

Impactos da urbanização afetam serviços de drenagem nas cidades


Créditos: Arquivo CREA-RS

O painel Drenagem reuniu dezenas de profissionais de diferentes estados. Moderado pela eng. amb. Priscila Quevedo Garcez, o assunto foi debatido por dois especialistas, o eng. civ. Luiz Orsini e o eng. amb. Luiz Guilherme Grein Vieira.

Consultor em planos, projetos e pesquisa nas áreas de recursos hídricos e saneamento básico – com ênfase ao controle de inundações e qualidade da água – o eng. civ. Luiz Orsini apresentou o tema “Soluc?o?es sustenta?veis para drenagem e manejo das a?guas pluviais”. Orsini trouxe estudos e avaliações sobre os impactos da urbanização nos serviços de drenagem, ocupação de várzeas, impermeabilização de solo e uso da água nos municípios.

Carência de profissionais
Ele explicou que os serviços de drenagem são vistos como atividades secunda?rias, em que na?o há planejamento e as soluc?o?es implantadas sa?o pontuais. “Muitas obras de drenagem sa?o implantadas sem projetos de engenharia e em cara?ter emergencial. Existe uma care?ncia de profissionais capacitados para planejar, construir, operar e há falta de interesses políticos em destinar recursos para a drenagem e manejo de a?guas pluviais”, ressaltou. O consultor acrescentou que as consequências deste cenário são degradac?a?o do ambiente urbano, aumento da freque?ncia e da magnitude de inundac?o?es, poluic?a?o hi?drica e menos disponibilidade de a?gua.

Vertentes e diretrizes
Na sequência o eng. ambiental Luiz Guilherme Grein Vieira abordou o tema “Drenagem Urbana – desafios e projetos”. Ele discorreu sobre Drenagem Urbana nos Planos Municipais de Saneamento Básico e citou os principais desafios enfrentados. “Hoje, nos Planos, devem ser seguidas as quatro vertentes que são água, esgoto, resíduos e drenagem. A que mais temos problemas de falta de informações e dados nas prefeituras é a drenagem”, enfatizou.
Ele também detalhou a Lei 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico, e apontou alternativas para solucionar os problemas com serviços de drenagem. “É fundamental a criação de um departamento específico de drenagem nas prefeituras com profissionais capacitados que tenham envolvimento com o planejamento e área ambiental e ainda a implantação de uma taxa de drenagem para o desenvolvimento de projetos de captação e detenção”, acrescentou.

Reportagem: Almir Moura (Crea-MG)
Edição: Henrique Nunes (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 76ª Soea
Fotos: Damasceno Fotografia/Confea

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: