Dia das Engenheiras e Engenheiros Químicos é comemorado neste dia 20

Regulamentado e legalizado no Brasil, desde o final da década de 1960, o exercício da Engenharia Química no país conta com mais de 35 mil profissionais da área, segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Um grupo muito importante para o desenvolvimento econômico nacional.

Uma curiosidade sobre este dia tão importante é que ele foi sugerido por um Conselheiro do CREA-RS, Eng. Cezar Thober e acatado pela Câmara. Sendo assim, o dia do Engenheiro Químico é gaúcho!

Para celebrar a data, conversamos com a professora Eng. Química Damaris Kirsch Pinheiro, conselheira da Câmara Especializada do Conselho. “O Engenheiro Químico é aquele profissional que trabalha diretamente na indústria, e não só na indústria química e petroquímica, mas em todas elas. Ele é o profissional responsável pela transformação da matéria-prima em produto final”, declara a profissional.

Quando questionada sobre a diferença entre o Químico e o Engenheiro Químico, Damaris explica: “O Químico é quem cria o produto em laboratório, mas quem transforma aquela criação, no produto final a ser entregue para o consumidor é o profissional da Engenharia. As transformações que o Químico faz em pequena proporção, o Engenheiro da área realiza em grande escala.