Notícia

Sergs realiza debate sobre obstáculos para Investir e executar obras no RS


Créditos: Sergs

A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul -  SERGS promove o Seminário SERGS: Os Obstáculos para Investir e Executar Obras no RS no próximo dia 25 de novembro, em Porto Alegre. O evento tem por objetivo debater, identificar e propor soluções para retirar os entraves na implantação de empreendimentos e na execução de obras públicas e privadas no Rio Grande do Sul.

O Seminário será realizado no Auditório do Ministério Público (Torres Gêmeas), localizado na Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre, das 8h30 às 13h, com uma série de painéis apresentados por autoridades dos três poderes, do ministério público e do tribunal de contas, técnicos e empreendedores, conforme  programação preliminar anexa.

Um dos painéis focalizará casos concretos de obstáculos que dificultaram e até mesmo inviabilizaram importantes empreendimentos que gerariam inúmeros postos de trabalho, objetivo fundamental no atual quadro de dificuldades econômicas que atravessa o país e o estado. Neste mesmo painel serão debatidas as formas que poderiam ter sido adotadas para vencer estes obstáculos.

Sua presença  será muito importante para que o evento cumpra com seu objetivo de contribuir para o desenvolvimento de nosso estado, única maneira de efetivamente combater a pobreza absoluta.

Programação:
8h30-9h15 - Abertura:
Presidente da SERGS, Governador do Estado, Presidente da Assembleia Legislativa, Prefeito Municipal de Porto Alegre, Tribunal de Justiça, Ministério Público e CONFEA.
9h15 – 10h - Painel 1: AS CAUSAS DAS PROTELAÇÕES DOS EMPREENDIMENTOS E OBRAS NO RS
A visão da Sociedade de Engenharia: o custo do não fazer, ou o fazer com atraso – As obras da Copa; BR-116; RS-118; BR-290; Dragagem do Porto de Rio Grande, Revitalização do Cais do Porto/Orla do Gauíba, e Incorporações Imobiliárias.
10h – 11h - Painel 2: Tema – OS OBSTÁCULOS PARA ATRAIR INVESTIMENTOS
CASE – Terminal de Gaseificação de Rio Grande e Termo-elétrica de Rio Grande
CASE – Implantação de PCHs
CASE - Aeroporto de Porto Alegre – FRAPORT
CASE – Exploração de Titânio em São José do Norte – RG Mineração – SP
CASE - Exploração de Fosfato em Lavras do Sul – Mineração Águia – MG
CASE – Polo Carboquímico – COPELMI – RS
CASE – Dragagem do Porto de Rio Grande – SPRG
11h – 13h - Painel 3: Tema – DEBATE: A VISÃO DO SETOR PÚBLICO E DO SETOR PRIVADO– PROBLEMAS E SOLUÇÕES
Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente
Ministério Público
Procuradoria Regional da República da 4a Região
Tribunal de Justiça do RS
Tribunal Regional Federal da 4a Região
Tribunal de Contas
Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul - SERGS
Entidades – FIERGS, FARSUL, SICEPOT-RS e SINDUSCON-RS

Inscrições gratuitas.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: