Última reunião da CCEEE é realizada em Goiânia

Última reunião da CCEEE conta com a participação dos coordenadores das Câmaras de Engenharia Elétrica dos 27 Creas e convidados. Créditos: Arquivo CREA-GO

Foi iniciada em 11 de novembro, no plenário do Crea-GO, em Goiânia, a quarta e última reunião da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE) de 2019. Promovida pelo Confea, a reunião conta com a participação dos coordenadores das Câmaras de Engenharia Elétrica dos 27 Creas e convidados, que discutem uma extensa pauta até o dia 13 (quarta-feira).

Na pauta, parâmetros de fiscalização“Vamos definir propostas do parâmetro de fiscalização. Nesse primeiro dia, já abordamos a questão da fiscalização nas unidades de saúde dos hospitais e vamos também trabalhar a questão da audiência pública da Resolução Normativa n° 482, que trata da energia fotovoltaica. Também vamos orientar o ciclo das reuniões para o ano que vem.  Já vamos encaminhar a relação da necessidade da revisão de um trabalho que tem dentro do Confea, sobre matriz energética brasileira” explica o coordenador nacional, Eng. Eletric. José Antônio Latrônico Filho.

Para o coordenador, a expectativa é que a Coordenadoria aborde temas importantes da fiscalização, como o sistema de Business Intelligence (BI). “O Sistema de BI foi implantado com sucesso no Estado de Goiás e vamos propor que, no ano que vem, o sistema seja implantado, pelo Confea, em todos os Creas do país, nivelando essa importante ferramenta independente. Se os Creas têm ou não recurso para a sua implantação, com o devido treinamento dos empregados em seus respectivos Creas, acredito que pode dar um grande impulso na fiscalização no país”, completa.

O coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-GO (CEEE), Eng. Eletric. Luiz Flávio Naves Rodrigues, também tem boa expectativa. “Estou com grande expectativa em relação a essa reunião. Estamos com as coordenadorias de todas as câmaras de engenharia elétrica do Brasil, então tem bastante assunto relevante a ser tratado na pauta, por exemplo, vamos discutir o problema das resoluções do Conselho Federal dos Técnicos que estão avançando muito na área de engenharia elétrica, então esse é um dos temas que vamos debater”, ressalta.

Para o coordenador regional, é gratificante ser anfitrião da última reunião de 2019. “É satisfatório saber que Goiás tenha sido escolhido para sediar essa reunião e é com muito orgulho que recebemos os colegas do Brasil todo aqui na nossa cidade e no nosso Crea”, comenta. O coordenador adjunto da CEEE de Goiás, Eng. Eletric. Petersonn Caparosa, também participa da reunião.

Palestra do presidente do CREA-GO, Eng. Francisco AlmeidaO presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, representou o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, na abertura da reunião, oportunidade em que agradeceu a presença de todos e desejou boas discussões aos profissionais. Ainda compuseram a mesa de abertura da reunião o conselheiro federal Eng. Eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha  e a coordenadora adjunta da CCEEE, Eng. Eletric. Adriana Resende Avelar Rabelo.

Atuação do Crea-GO

Logo após a abertura da reunião da CCEEE, o presidente do Regional goiano, Eng. Francisco Almeida, fez uma breve apresentação sobre a atuação do Crea-GO na última gestão. Foram abordados os projetos do Conselho em prol da sustentabilidade, como o Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente, o programa Cidades Verdes e os projetos Recarga Hídrica e Horta Caseira Sustentável.

O presidente Francisco Almeida ainda mostrou algumas das principais atuações do Crea-GO diante dos problemas que envolvem as engenharias no Estado de Goiás e sua capital, como o levantamento das condições estruturais das pontes e viadutos de Goiânia, a fiscalização na região comercial da Rua 44, as atuações relacionadas à Marginal Botafogo e também ao Terminal Vera Cruz e outros.

Também foram abordados os convênios firmados com diversos órgãos das esferas municipal, estadual e federal com atuação em Goiás, além de 50 prefeituras no estado, das quais 48 têm acesso ao programa de Engenharia Pública do Crea-GO, o Casa Própria, que fornece 10 projetos diferenciados de até 69,99m² à população com renda familiar de até três salários mínimos, em parceria com os municípios.

Durante a apresentação, o presidente ressaltou a importância das funções do Conselho para a população. “Precisamos mostrar para a sociedade outra realidade da função do Conselho, porque se conhece um Conselho que é cartório, de autuação e multa e não sabem quais são os serviços que prestamos à sociedade. As pessoas não sabem o que fazemos em prol da segurança da sociedade”, frisou.

A Eng. Eletricista Nilza Zampieri, coordenadora da Especializada do CREA-RS, ressaltou a palestra. "É um exemplo a ser seguido", enalteceu.

"Os tópicos debatidos sobre o Sistema e sua importância foram muito claros e elucidativos. Eles podem ser amplamente divulgados, inclusive junto à comunidade acadêmica de futuros egressos em Engenharia”, sugeriu.