Notícia

Inspetoria de Alegrete participa de ação no Dia da Consciência Negra


Eng. Kátia agradece o apoio da ver. Maria do Horto e da Unipampa. Créditos: CREA-RS

Celebrado nesta quarta-feira (20), o Dia da Consciência Negra é marcado por festividades e rodas de conversa sobre as conquistas e as condições de vida da população negra em todo o país. O Legislativo de Alegrete, por apoio da ver. Maria do Horto Salbego, em parceria com a Unipampa e a Inspetoria de Alegrete, receberam os alunos da Escola Estadual Marquês de Alegrete nas dependências do Plenário Gaspar Cardoso Paines,
A ideia da atividade foi despertar para a importância do fim do preconceito, com uma palestra ministrada pelo prof. Dr. César Cristaldo da Unipampa e pela Eng. Agr. Kátia de Messa Anacleto, inspetora-chefe da Inspetoria do CREA-RS no município.
“Clamamos por mudança, sonhamos com a mudança. Queremos mais amor e mais igualdade, uma sociedade mais justa, onde não seremos avaliados por nossa cor da pele. Acredito nessa mudança, acredito na evolução humana, mas também acredito que isso só será possível, quando trabalharmos juntos, quando pensarmos na coletividade, na união”, ressaltou a Eng. Kátia, que também explanou sobre sua atividade profissional na Engenharia. Em sua fala ainda agradeceu à vereadora e ao prof. César por estarem juntos nessa luta.

Alunos participam de ação no Dia da Consciência Negra no legislativo municipal

20/11: Dia da Consciência Negra
Instituído oficialmente pela Lei n.º 12.519, de 10 de novembro de 2011, portanto, uma lei de apenas cinco anos de existência. A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, o líder do Quilombo de Palmares, situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado, em congresso realizado em 1978, elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos diversos povos negros escravizados pelos portugueses no Brasil, bem como a luta por direitos que seus descendentes reivindicam.
Apesar da referida Lei, que oficializou a data em 2011, desde 2003 tal data foi incluída no calendário escolar nacional. O Dia da Consciência Negra tornou-se feriado em 1.047 municípios brasileiros. O objetivo deste dia é fazer uma reflexão sobre a história, cultura do povo africano que foi escravizado e trazido para o Brasil, bem como avaliar o impacto que tiveram na composição da cultura brasileira.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: