Última Sessão Plenária Ordinária do ano

Ocorrida na quinta, Plenária contou com a presença do vice-presidente do Confea. Créditos: Arquivo CREA-RS

Nesta quinta-feira (12), ocorreu no Senge-RS a última Plenária do Conselho gaúcho em 2019, que contou com a presença do vice-presidente do Confea, Eng. Eletric. Edson Alves Delgado.

No início da sessão, foi exibido o vídeo elaborado pelo CREA-RS em homenagem ao Dia do Engenheiro.

Nas manifestações dos diretores, a Eng. Agr. Andrea Brondani, coordenadora estadual do Colégio de Entidades Regionais (CDER-RS), expressou sua gratidão com o encerramento do mandato ao final deste ano e a posse do novo coordenador. “Acreditamos em renovação”, afirmou. Para aqueles que também estão encerrando seu mandato, Andrea relembrou que as associações continuam firmes e fortes. “As entidades de classe são importantes; são a força motriz da sociedade”, ressaltou. Por fim, desejou sucesso e reforçou que os profissionais são demandados para que o Brasil continue e cresça.

Eng. Andrea agradeceu a confiança das entidades, em seu nome e no de seu adjunto Eng. Agr. Lulo Correa

O Eng. Ind.-Mecânica Ivo Germano Hoffmann, diretor financeiro da Mútua-RS, agradeceu, então, em nome da Mútua. “É um prazer estar por aqui desde 1998”, afirmou, desejando boas festas e um 2020 gratificante.

Também em final de mandato, a Eng. Amb. Nanci Walter, coordenadora das Inspetorias, destacou em sua fala final que, no próximo ano, estará "do outro lado". “Serei conselheira suplente, mas serei uma suplente presente”, afirmou. A Engenheira aproveitou para relembrar os colegas da importância de fazer um Conselho pluralista. Por fim, desejou um próximo ano repleto “daquilo que faz bem”. A Eng. Nanci ficou por dois mandatos à frente da Coordenadoria, sendo que no biênio 2018/2019 contou com o trabalho de seu adjunto Eng. Eletric. Luis Henrique Motta.

Eng. Nanci junto a seu adjunto, Eng. Eletric. Luis Henrique Motta

Confea presente

Em Porto Alegre, para participar de uma audiência com o ministro Onyx Lorenzoni, sobre a federalização do Sistema Confea/Crea, encontro que ocorreu horas antes da Sessão Plenária, o vice-presidente do Confea, Eng. Eletric. Edson Alves Delgado, destacou a participação do Geol. e Eng. Seg. Trab. Pablo Souto Palma, diretor-geral da Mútua-RS, e do Eng. Mec. e Seg. Trab. Luciano Valério, 1º diretor-administrativo do CREA-RS, como conselheiros federais no Confea, "na busca pela valorização e pelo resgate da importância das profissões para a sociedade".

O Eng. Delgado afirmou que, durante a gestão, buscaram repaginar o Sistema Confea/Crea, defendendo o interesse dos profissionais e evitando levar conflitos regionais ao Conselho Federal – o que, segundo Delgado, foi alcançado.

O Engenheiro também ressaltou que, ao longo desses dois anos realizando assessoria parlamentar, buscaram “fazer política profissional, não politicagem”. “A retomada da valorização profissional passa pelo governo e pelo Congresso”, relembrou. Desse modo, buscaram concentrar as reuniões em Brasília, possibilitando visitas aos deputados.

Segundo o vice-presidente, a presidente em exercício do CREA-RS também teve um papel central no processo. “A Engenheira Alice foi fundamental e importante na luta pela federalização”, ressaltou. Delgado encerrou sua fala destacando que o trabalho realizado no Confea foi muito gratificante. “Agora, vamos para outros desafios.”

A Eng. Alice, então, agradeceu a oportunidade de estar à frente do Conselho e o apoio dos conselheiros, do quadro funcional e da Diretoria. “Realizamos muitas atividades especiais e discussões técnicas ao longo do ano”, relembrou. A presidente em exercício desejou ainda um bom 2020, com “realizações plenas, espírito de luta e união.”

Em seguida, foram feitas as apreciações e votações dos processos apresentados pelos conselheiros.