Conselho em Revista traz Engenharia Social na capa

"Engenharia para o Bem sem Olhar Quem" é o título da matéria de capa da última edição de 2019 da Conselho em Revista, que traz três experiências nas quais o conhecimento técnico é posto em prol de quem mais precisa dele: as comunidades periféricas.

A aproximação dos profissionais da Engenharia com as obras de habitação pública está mais perto de tornar-se realidade por meio da participação do Sistema Confea/Crea no novo programa de Habitação do governo federal. A expectativa é de que até agosto de 2020 os profissionais possam engajar-se, oferecendo contrapartidas como a ART Social, por meio de um acordo de cooperação técnica a ser firmado no início do ano junto à Secretaria Nacional de habitação e ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Os profissionais poderão exercer alguns dos cenários descritos pela Lei 11.888/2008, que define o papel da Engenharia Pública no país.

Na entrevista, conversamos com o deputado estadual Luis Augusto Lara. Parlamentar que tem acompanhado várias demandas do CREA-RS,  o presidente da Assembleia Legislativa traz uma mensagem de otimismo para o RS em 2020. Além disso, aponta algumas votações importantes dentro da Assembleia Legislativa em prol do desenvolvimento do Estado e o papel dos profissionais do Sistema Confea/Crea nesta retomada de investimento.

A publicação também traz uma cobertura completa do 35º Seminário das Inspetorias, que reuniu 170 profissionais em Restinga Seca, tendo como anfitriões os inspetores de Santa Maria. Evento que discute o papel do inspetor, representante do CREA-RS em 44 inspetorias pelo RS, foi marcado por debates pertinentes às atividades da Engenharia, Agronomia e Geociências, homenagens e eleição dos novos coordenadores, gestão 2020/22.

Fique por dentro das principais ações do Conselho, com destaque para as reuniões com parlamentares, tanto estadual como federal.

Apresentamos também um balanço das ações da Fiscalização do CREA-RS. DNA do Sistema Confea/CREA, a fiscalização do exercício profissional permite ao CREA-RS oferecer, acima de tudo, a proteção à garantia do mercado de trabalho, bem como assegurar ao cidadão que os serviços contratados por ele possuam um responsável técnico.

E mais, muito mais, vocês vão poder encontrar nas páginas da sua Conselho em Revista, como novidades e artigos técnicos que destacam as atividades dos profissionais que facilitam o dia a dia da população.

Feliz Natal e um 2020 de muito sucesso!