CREA-RS se reúne com Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS

Com o objetivo de apresentar o Projeto Horizontes e buscar uma parceria com o Governo do Estado, a Eng. Civ. e Seg. Trab. Alice Scholl, 1ª vice-presidente no exercício da Presidência, e o Eng. Civ. Ubiratan Oro, 2º diretor-administrativo, se reuniram, nesta quinta-feira (19), com o secretário adjunto Fernando Mattos, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, que também é Engenheiro Mecânico e já foi conselheiro do CREA-RS pelo Senge-RS.

O projeto de inovação, organizado pelo Eng. Oro, está relacionado ao meio ambiente e à sustentabilidade. A ideia é auxiliar os municípios na fase de aperfeiçoamento da Lei dos Planos Diretores, que têm de ser instituídos ou renovados até o final de 2020. “Quanto menor o município, maior é a probabilidade de participar do projeto”, afirmou a Eng. Alice. O CREA-RS pretende conseguir o engajamento de instituições relacionadas à área do projeto.

O secretário apresentou então o projeto Inova RS, similar ao Projeto Horizontes, e convidou o Conselho a participar. O projeto, que já está em execução, busca realizar um planejamento territorial e urbano para cada região do Rio Grande do Sul, como uma estratégia de desenvolvimento econômico. Para isso, o Estado foi dividido em oito regiões, no intuito de cobrir todos os municípios. “Planejamento é fruto de estratégia”, ressaltou Mattos.

A Eng. Alice destacou que o CREA-RS possui 11 Zonais espalhadas pelo Estado e sugeriu a colaboração por meio de dados e recursos de cada região, com as 44 inspetorias.
Luciane Heleodoro, uma das responsáveis pelo projeto, ressaltou a relevância dessa integração. “É importante a participação não só dos arquitetos e urbanistas, mas também dos Engenheiros.” Desse modo, Mattos convidou o CREA-RS a participar das discussões do Inova RS junto a outros órgãos e à sociedade.

Ficou definida, então, uma parceria entre os órgãos, buscando desenvolver o Projeto Horizontes e o Inova RS em conjunto, com o envolvimento das Zonais de atuação do Conselho e de outros órgãos.

O secretário Mattos também convidou o CREA-RS a fazer parte de um projeto que está sendo organizado pela Secretaria, envolvendo o Bioma Pampa, no qual o Conselho demonstrou interesse em participar.