Notícia

Operação Verão verifica parques, clubes e eventos efêmeros do RS

Imagem da notícia

Parques Aquáticos estão entre os locais fiscalizados na ação

Buscando garantir que os parques de diversões, parques aquáticos e clubes esportivos estejam com toda a documentação relativa às atividades de engenharia em dia, com profissionais e empresas legalmente habilitados na condução dos serviços técnicos, o CREA-RS está com o Projeto Verão em andamento, com uma equipe de agentes fiscais visitando estes locais.

A Operação Verão está ocorrendo em todo o Estado com atuação de 59 agentes fiscais e quatro supervisores. O objetivo é reforçar a fiscalização durante o período de alta temporada e verificar se parques de diversões e aquáticos, clubes sociais e eventos efêmeros estão devidamente habilitados para o seu funcionamento. A ação iniciou em 06 de janeiro e segue até 31 de março de 2020.

Itens fiscalizados:
- Laudos Técnicos: Laudos solicitados pelo Corpo de Bombeiros: Laudo Técnico das Instalações Elétricas; Laudo Técnico Estrutural; Laudo Técnico Teste de Estanqueidade das Instalações e Redes de Gás; Laudo Populacional; Laudo de Inspeção dos Equipamentos; Projeto e Execução de PPCI - Plano de Prevenção de Incêndio; Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA);
- Estruturas Metálicas: montagens de pirâmides (tendas), arquibancadas, palcos, camarotes nos eventos;
- Manutenção de equipamentos: instalações/manutenções de equipamentos em parques aquáticos, parques de diversões, eventos efêmeros e etc;
- Iluminação e Sonorização: deverá ser fiscalizado nos eventos a serem realizados durante o período da ação estadual;
- Banheiros Químicos: destinação final dos resíduos, deverá possuir ART;
- Manutenção de Piscinas: proteção dos sugadores e tratamento da água deverá possuir ART (caso o profissional ou empresa que estiver executando o trabalho, for registrado no CAU ou CRQ, deverá apresentar o documento de responsabilidade técnica referente ao seu Conselho).

Parque Aquático

Acqualokos funciona inverno e verão

Com um fluxo de 130 mil visitantes na temporada e uma equipe de 185 trabalhadores diretos e mais 200 franqueados, o parque aquático Acqualokos, localizado em Capão da Canoa, litoral norte gaúcho, também recebeu a fiscalização do Conselho.
Foram verificadas as documentações relativas ao PPCI e manutenção e instalação de equipamentos, sendo estes itens elaborados e executados por profissionais habilitados e registrados. Também foram apresentados os memorais descritivos das manutenções e verificações diárias dos brinquedos.
O parque, que conta hoje com 55 atrações funciona durante todo o ano. Conta também com uma estação de tratamento de esgoto e central de resíduos. Acompanharam a visita do CREA os diretores, Jorama Costa Silva e Fabiano da Silva Brogni, e pelos Engenheiros Mecânico Nerci da Silva Cardoso e Civil Bruno Cardoso.
Responsável Técnico por todos os brinquedos, Eng. Nerci explicou como é a rotina de cuidados com a manutenção e a segurança. “Todas as manhãs, por meio de um checklist, todos os equipamentos são rigorosamente vistoriados, e onde houver necessidade de troca de alguma peça, isso é feito de imediato. Após essa manutenção é feita a avaliação para que seja liberado ao uso.” Durante o ano, explicou, é feita uma manutenção preventiva e de revitalização, quando eles os equipamentos são desmontados e feitas todas as correções necessárias deixando com uma característica de novo.     
O Engenheiro Civil Bruno Cardoso realizou o PPCI do parque e, atualmente, cuida com todas questões estruturais e de acessibilidade do local. Sobre o PPCI, ressaltou que, por ser um local de reunião de grande público, há alguns cuidados especiais em áreas do parque como as praças de alimentação. “O parque está com alvará em vigor, já com todas as adaptações que a Lei Kiss exige.” Também falou sobre manutenção predial. “Fazemos uma vistoria anual de todas as estruturas de concreto e edificações e verificamos as necessárias manutenções para manter a segurança dos nossos usuários”, explicou, lembrando as especificidades pelas impostas pelo clima litorâneo. “Temos um cuidado maior, pois temos uma classe de agressividade maior comparado ao interior do Estado.”
Diretor do parque, Fabiano da Silva Brogni, também falou das preocupações com a segurança, com rotinas diárias e manutenções preventivas e da importância da fiscalização. “Para nós é muito boa essa fiscalização anual do CREA, visto que temos um corpo técnico grande, engenheiros mecânico e civil, uma engenheira química, além de um biólogo e um químico, que nos auxiliam a estarmos sempre em dia com a legislação, mas não apenas pela normativa, mas pelos nossos valores como empresa, que é das pessoas em primeiro lugar. Isso faz com que tenhamos sempre um olhar preventivo, através de uma boa manutenção dos equipamentos e do parque como um todo e de treinamentos periódicos com nossa equipe”, ressaltou, sendo objetivo que todos sejam bem atendidos e não tenham transtornos.

Clubes

Clube recebe mais de duas mil pessoas por dia durante meses de verão

O Clube Sogipa, em Porto Alegre, recebeu os fiscais no dia 08 de janeiro, que verificaram piscinas, tobogã, central de gás, entre outros itens. As empresas terceirizadas que realizam manutenções de temporada também foram verificadas. O Engenheiro Eletricista Luis Carlos Fraccaro, responsável técnico no clube, recebeu a equipe e apresentou as documentações solicitadas.
O profissional, que trabalha há 15 anos no clube, explica que por meio dos funcionários e de empresas terceirizadas, a equipe da engenharia desenvolve todos os serviços que mantém a estrutura do local. “Nossa preocupação é com o bem-estar dos sócios e com a funcionalidade as instalações”, destaca, citando que a atenção recai desde o cuidado com as árvores, com podas regulares, até com as condições elétricas, estruturais, de máquinas e equipamentos.
“Não vejo como um clube consegue hoje funcionar sem a presença de um corpo de engenharia e arquitetura. A nossa estrutura de manutenção é composta por 20 profissionais de todas as áreas, uma arquiteta e eu como engenheiro. Todas as obras e manutenções passam por nossa área e por nosso consentimento técnico. ” Em época de alta-temporada o Engenheiro explica que o foco de atenção recaí sobre as piscinas e sistemas de ar-condicionado dos salões. “Todo o sistema de águas fica mais crítico, que é um grande item de consumo da nossa estrutura. ”           
Participaram da ação o agente fiscal da Inspetoria de Porto Alegre, Felipe Figueiredo Pinto e a supervisora de fiscalização Alessandra Borges. 

Parque de Diversões

Parque funciona o ano inteiro, durante todos os dias da semana
Na serra gaúcha, o parque de diversões e esportes radicais Alpen Park, localizado no município de Canela, foi fiscalizado neste dia 13. O local conta com brinquedos mecânicos e eletrônicos e também atividades como arvorismo e tirolesa. O parque tem uma equipe de 70 funcionários e recebe cerca de 200 mil pessoas por ano.
O agente fiscal da Inspetoria de Taquara, Homero Lopes, e a supervisora Alessandra Borges, foram recebidos no local pelo Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho Bellé, responsável há oito ano pelo local, que explicou como funcionam as rotinas de manutenção dos equipamentos, com planilhas de inspeções diárias, feitas a partir das sete da manhã;
“Como o parque funciona todos os 365 dias do ano, temos uma manutenção bem rigorosa, porque nosso interesse é abrir o parque às nove e seguir em funcionamento, sem qualquer parada técnica, até às seis da tarde”, explica. Além das verificações diárias, o Engenheiro realiza semestralmente uma inspeção mais detalhada. “Nesse trabalho realizo o laudo de cada equipamento, inspecionando mais a fundo o que já é visto diariamente.”
Também citou os treinamentos por que passam todos os monitores para que identifiquem quaisquer alterações nos brinquedos durante o funcionamento. “Toda a equipe do parque tem que estar envolvida na área de manutenção. A Engenharia tem que estar a serviço da segurança dos visitantes e dos nossos funcionários.” Também acompanhou a equipe do Crea o diretor de operação do parque, Roy Michaelsen.

 

 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: