Diretoria e Coordenadores das Inspetorias debatem ações para 2020

Créditos: Arquivo CREA-RS

Recentemente empossados, os novos coordenadores das Inspetorias realizaram seu primeiro encontro com a diretoria do Conselho, na tarde desta quarta-feira (22), em Porto Alegre. Recebidos pelo 1º vice-presidente no exercício da presidência, Eng. Agr. Paulo Rigatto; pelo 2º vice-presidente, Eng. Civ. Francisco Carlos Bragança de Souza; e pelo 1º diretor administrativo, Eng. Mec. e Seg. Trab. Luciano Grando; os Engenheiros Marcos Antonio Kercher, coordenador, e Milton Pedrollo, adjunto, falaram sobre os planos para as regionais neste ano.

Eng. Rigatto, que ficará um ano à frente do Conselho, iniciou a reunião destacando ser seu objetivo qualificar a atuação do CREA-RS, tanto em posicionamento político e em questões de legislações de interesse, quanto em ganho de eficiência. “A estrutura gerencial do Conselho tem que melhorar, quero saber o que podemos pensar em um ano para ganhar em metas importantes. Já tivemos programas de qualidade total, um planejamento estratégico e essas são práticas que as entidades não deveriam perder.”

Para ele é necessário instituir medidas de desempenho para análise do custo-benefício de todos os atos administrativos, no que pediu auxílio dos coordenadores. “Precisamos trazer indicadores que mensurem o desempenho de cada Inspetoria para trazermos mudanças-chaves que melhorem nossa estrutura de funcionamento”, relatou. Rigatto sugeriu um estudo amplo de cada regional, ou por zonais, que traga dados sobre diferentes perspectivas e possibilite otimizar o trabalho. “Objetivos dos números é melhorar, estimular a produtividade e ter indicadores claros. Quem gerencia e não tem indicadores, não gerência.”

Melhorias e desafios
Os coordenadores trouxeram os principais desafios a serem enfrentados. “Chegamos com uma grande demanda de trabalho, tanto em melhorias físicas, com reformas que serão feitas, quanto de carência de funcionários administrativos e de agentes fiscais”, relatou o Eng. Kercher.

Sobre as reformas, informou que, por meio de verba do Confea, estão previstas intervenções em três localidades do interior, Erechim, Santa Rosa e Taquara, e, ainda, na sede do Conselho, em Porto Alegre. Neste item, o diretor administrativo, que participou também da última diretoria, esclareceu que o uso das verbas segue regras estabelecidas pelo Confea. “Para cumprir os prazos escolhemos inspetorias que já tinham projetos prontos”, destacou.

Kercher e Pedrollo ressaltaram, ainda, o importante papel dos inspetores membros de comissão, inspetores diretores e da Coordenadoria no auxilio e qualificação da fiscalização. “Existe muitas peculiaridades de região para região, então fazemos essa integração e temos esse papel de trazer o profissional para dentro da inspetoria”, no que citou as comissões multimodais.