Montagem do Planeta Atlântida 2020 recebe fiscalização do CREA-RS

CREA-RS fiscaliza mais uma edição do Planeta Atlântida. Créditos: CREA-RS

Dando continuidade as ações da Operação Verão, iniciada em 06 de janeiro, a fiscalização do CREA-RS, nesta quarta-feira (29/01), esteve em visita à sede campestre da Saba, em Atlântida (RS). O parque irá receber neste final de semana um dos maiores festivais de música do País: o Planeta Atlântida, entre os dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro.
O objetivo desta ação, além de acompanhar todo o processo de contratação técnica responsável pela montagem da estrutura do evento, é garantir a segurança dos trabalhadores e das pessoas que participarão do evento. Foram verificadas a presença de profissionais e empresas legalmente habilitadas nas montagens das estruturas metálicas, palcos, parte elétrica, banheiros químicos, Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), sonorização, montagem de camarotes e praças de alimentação, laudos de estruturas e populacional, entre outros serviços das áreas de fiscalização do Conselho, mediante a apresentação das Anotações de Responsabilidade Técnica (ART).
A Operação Verão está ocorrendo em todo o Estado com atuação de 59 agentes fiscais e quatro supervisores. O objetivo é reforçar a fiscalização durante o período de alta temporada e verificar se parques de diversões e aquáticos, clubes sociais e eventos efêmeros estão devidamente habilitados para o seu funcionamento. A ação se estende até 31 de março de 2020.

Itens fiscalizados:
- Laudos Técnicos: Laudos solicitados pelo Corpo de Bombeiros: Laudo Técnico das Instalações Elétricas; Laudo Técnico Estrutural; Laudo Técnico Teste de Estanqueidade das Instalações e Redes de Gás; Laudo Populacional; Laudo de Inspeção dos Equipamentos; Projeto e Execução de PPCI - Plano de Prevenção de Incêndio; Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA);
- Estruturas Metálicas: montagens de pirâmides (tendas), arquibancadas, palcos, camarotes nos eventos;
- Manutenção de equipamentos: instalações/manutenções de equipamentos em parques aquáticos, parques de diversões, eventos efêmeros e etc;
- Iluminação e Sonorização: deverá ser fiscalizado nos eventos a serem realizados durante o período da ação estadual;
- Banheiros Químicos: destinação final dos resíduos, deverá possuir ART;